Pesquisar

Acessos à via rápida vão ficar mais seguros

Os acessos à via rápida, nas zonas da Ribeira de João Gomes e dos Viveiros, vão ser protegidos da queda de pedras. 10-11-2017 Equipamentos e Infraestruturas
Acessos à via rápida vão ficar mais seguros

O Governo Regional autorizou, a 9 de novembro de 2017, o lançamento do concurso público para a empreitada de proteção dos acessos à via rápida nas zonas da Ribeira de João Gomes e dos Viveiros. 

Com efeito, o acesso à via rápida na Ribeira de João Gomes será intervencionado, construindo-se uma galeria que vai proteger toda aquela área da queda de pedras. É a solução encontrada pelo Governo Regional para fazer face à instabilidade dos taludes sobranceiros à Estrada Regional 118, na zona entre o nó da Pestana Júnior e a Rua D. Ernesto Sena Oliveira.

A empreitada propriamente dita divide-se em duas obras: a de proteção do acesso à via rápida na Ribeira de João Gomes e que terá custo de 13,3 milhões de euros e uma outra de proteção da encosta sobranceira ao lado este do túnel Dr. João Abel de Freitas, nos Viveiros, orçada em 193 mil euros.

No global, a empreitada ascende a cerca de 13,5 milhões de euros. 

Para a consolidação da escarpa dos Viveiros o prazo de conclusão é de quatro meses, enquanto que para a da Ribeira de João Gomes é de 10 meses.
Ambos os taludes foram seriamente afetados na sequência dos incêndios de agosto de 2016.  E são sobranceiros a duas das principais entradas/saídas do Funchal.
A estrutura de proteção (uma espécie de túnel aberto num dos lados) contra a queda de blocos na ER118 desenvolve-se ao longo de ambas as margens da Ribeira João Gomes. Na vertente da margem esquerda, a estrutura desenvolve-se durante 92,192 metros.
Na zona dos Viveiros, na parte superior da escarpa onde foram construídos os emboquilhamentos do lado Este do túnel Dr. João Abel de Freitas da via rápida, haverá também uma intervenção, a incidir sobre um conjunto de muros em pedra seca situados acima da cota +187.00, numa extensão aproximada de 60 metros.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.