Pesquisar

Hospital dos Marmeleiros vai ser beneficiado

O Hospital dos Marmeleiros vai sofrer profundas obras de beneficiação, tanto no exterior como no interior. 12-11-2017 Equipamentos e Infraestruturas
Hospital dos Marmeleiros vai ser beneficiado O Hospital dos Marmeleiros será alvo de uma profunda reabilitação, anunciou ontem, ao JM, o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Amílcar Gonçalves. Numa primeira fase, os trabalhos decorrerão a nível de exteriores, de modo a renovar a cobertura (telhado), privilegiar a segurança e o conforto térmico, eliminar infiltrações e pintar as fachadas. E ainda vão incluir a renovação da rede de esgotos, que irá ajudar paralelamente na consolidação do talude sul, bem como a recuperação florestal dos taludes a sul e norte do imóvel.
Numa segunda fase, a lançar após concluída a primeira fase de obras (o que se prevê que aconteça durante o próximo outono), será feita a intervenção no interior do edifício.
A obra de renovação da rede de esgotos, orçada em 80 mil euros, será adjudicada ainda este mês e a de reabilitação exterior, na ordem dos 900 mil euros, será lançada a concurso público também durante o presente mês. Paralelamente, está já em concurso a reflorestação dos taludes a norte e a sul, de modo a garantir a estabilidade dos mesmos, bem como a defesa em termos de incêndios relativamente ao hospital. Uma intervenção orçada em cerca de 90 mil euros mais IVA.
Entretanto, prossegue a monitorização do parque de estacionamento dos Marmeleiros, tendo o Governo Regional, para o efeito, instalado no local dois inclinómetros, que aferem permanentemente da estabilidade daquele terreno.
Por outro lado, Amílcar Gonçalves anuncia que já se deu início à elaboração do projeto de reabilitação do interior do Hospital dos Marmeleiros, «focado sobretudo na questão funcional do edifício, na situação da segurança contra incêndios e nas acessibilidades».
Esta é uma obra que deverá começar logo após a conclusão das obras no exterior. Ou seja, no final de 2018. E para concluir no verão de 2019.
Ao JM, Amílcar Gonçalves realça que a recuperação do Hospital dos Marmeleiros é uma das prioridades deste Governo. Daí que tenham sido lançados vários procedimentos e estudos, de modo a permitir que se avance agora para uma fase de trabalhos no terreno. Procedimentos que, explica o governante, revelaram-se algo morosos, atendendo à sua complexidade: trata-se de uma intervenção numa unidade de saúde, o que obriga sempre a outros cuidados.
«Não nos lembrámos agora dos Marmeleiros… Aliás, se assim fosse, se estivéssemos à espera que a oposição se lembrasse do tema, não estaríamos agora na condição de começar com as obras. Começámos logo a pensar nisso, fizemos os devidos estudos e projetos e agora vamos lançar diversas obras e intervenções, bem como dar início a um estudo de um programa funcional do edifício, atendendo ao facto da Madeira vir a ter um novo hospital dentro de poucos anos, pelo que importa intervir de modo a já preparar o futuro daquele edifício», sublinha.
Quanto às obras que vão agora ser lançadas a concurso, e que contemplam a recuperação e reabilitação exteriores do imóvel, nesta fase da intervenção, o foco será a envolvente do edifício, que se encontra bastante degradada. E consistirá essencialmente de trabalhos de recuperação e substituição da cobertura em telha, incluindo a estrutura de suporte e a reposição de impermeabilizações e caleiras, assim como de pintura de todas as fachadas exteriores e a substituição dos vãos de madeira (nas janelas) existentes por vãos de alumínio, de modo a proporcionar não só melhor conforto térmico e acústico, como também maior segurança, dada a altura do edifício, com a colocação de limitadores de abertura.
A empreitada tem um preço base de 890 mil euros e um prazo de execução de 240 dias.
Mais rápida será a obra de recuperação da rede de esgotos daquela unidade de saúde. A obra será adjudicada ainda este mês, de modo a que os trabalhos, orçados em cerca de 80 mil euros, estejam concluídos no início do próximo ano.
A intervenção consiste na substituição de um coletor enterrado e respetivas ligações às caixas existentes, desde a estação de tratamento de resíduos infetocontagiosos até à caixa de ligação ao coletor público, e a recuperação ou substituição da tubagem de uma rede existente e reposição do pavimento.
A implementação do presente projeto implica a completa desativação da rede existente, removendo-a ou inutilizando-a. A obra irá corrigir algumas fugas e derrames que estão a afetar, atualmente, a estabilidade do talude a jusante, onde está o parque de estacionamento.
Refira-se ainda que está já a decorrer o procedimento de intervenção florestal nos taludes circundantes, que consistem sobretudo na limpeza do terreno, nomeadamente no corte de vegetação espontânea e controlo de espécies invasoras, incluindo a aplicação de herbicida isento de classificação toxicológica, ecotoxicológica e ambiental em toda a área e com o acerto dos taludes.
Numa fase posterior serão fornecidas e plantadas unidades diversas de espécies de plantas, nomeadamente herbáceas, massarocos, carvalhos, castanheiros, nogueiras, entre outras, do grupo das “Folhosas”.
Os trabalhos custam 90 mil euros e têm duração prevista de 30 dias.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.