Pesquisar

São Jorge terá via expresso

A obra que vai ligar Santana a São Jorge via expresso vai ser lançada durante o próximo ano. 05-12-2017 Equipamentos e Infraestruturas
São Jorge terá via expresso

O troço entre Santana e a freguesia de São Jorge, uma empreitada que vai custar aos cofres do Governo Regional cerca de 14 milhões de euros. No fundo, é o prolongar da via expresso que, no futuro, irá unir toda a costa norte. Neste momento, os troços terminam em Santana (junto ao acesso para a Ilha) e na Boaventura (na foto).


A obra arranca logo que estejam desbloqueados alguns procedimentos administrativos, mas vai encurtar distâncias entre as duas localidades nortenhas, uma aspiração dos habitantes que têm sucessivamente reclamado pelo encerramento deste acesso rodoviário, suspenso devido a assinatura do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEF).

Para mais tarde ficará a ligação entre São Jorge e o Arco de Jorge. Mas, entretanto, está prevista a beneficiação, no primeiro trimestre de 2018, no túnel Engenheiro Duarte Pacheco permitindo que o fluxo automóvel entre esta freguesia e a Boaventura se proceda com maior celeridade e maior segurança.


O túnel será alvo de um rebaixamento no piso, assim como proceder-se-á a uma intervenção nas paredes laterais para que este troço obtenha mais altura e largura, facilitando o tráfego e permitindo que o trânsito aconteça nos dois sentidos sem qualquer interrupção, situação que não acontece neste momento, sobretudo quando um veículo pesado está no seu interior.

A primeira fase dos trabalhos da Via Expresso ribeira de São Jorge – Arco de São Jorge encontra-se praticamente concluída com a escavação e betonagem de todos os túneis previstos, com uma extensão total de cerca de 4 mil metros.

Os túneis apresentam uma secção tipo corrente com 9,60 m de largura útil total, com secção de escavação total de 75 m2, contemplando uma plataforma com 7,0 m de largura, onde se incluem duas vias de tráfego de sentidos opostos, com 3,50 metros cada, e dois passeios com um metro de largura. O contorno interior da secção é constituído por um arco semi-circular com raio de 4,80 metros e prolongado verticalmente pelos hasteais com altura constante de 2,60 metros.

A extensão da Via Expresso entre a ribeira de São Jorge e o Arco de São Jorge, compreende quase 6 mil metros de comprimento integrando três túneis e três rotundas com um custo total de 50 milhões de euros, boa parte dos quais concretizados.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.