Pesquisar

Cota 500 retomada a pedido da população local

A Cota 500 vai chegar à Ribeira Grande, em Santo António permitindo a conclusão da primeira fase da obra. Uma decisão do Governo que tem em conta os vários pedidos nesse sentido da população local. 18-12-2017 Equipamentos e Infraestruturas
Cota 500 retomada a pedido da população local A Cota 500 vai ser prolongada até à Ribeira Grande, um pouco acima do Campo do Andorinha. É o fim da primeira fase da Cota 500.
O concurso público e o início dos trabalhos deverão acontecer durante o próximo ano.
A Cota 500 termina, hoje em dia, no Laranjal Pequeno, fazendo ligação ao Lombo dos Aguiares por um acesso de reduzidas dimensões. O prolongamento da ligação englobará o viaduto com ligação ao Lombo dos Aguiares e daí prosseguirá para a Ribeira Grande, incluindo um túnel. 
Ou seja, neste momento, como está, a Cota 500 tinha pouca utilidade. Na prática, era um investimento público com pouca ou nenhuma expressão para a população local e para os visitantes. Com este novo traçado, a Cota 500 ganha uma nova dinâmica e uma importância acrescida, prometendo ganhar movimento acrescido na circulação nas zonas altas da freguesia de Santo António.
Recorde-se ainda que a União Europeia e o Estado definiram verbas apenas para estas vias, não podendo ser utilizados estes dinheiros noutros fins, por exemplo para a Saúde ou para a Educação. Portanto, ao Governo Regional restava deixar a obra por acabar ou aproveitar as verbas e concluir a obra. «Optou-se, logicamente, por esta última situação», conforme sublinhou, ao DN, fonte da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas.
A empreitada irá incluir ainda a ligação entre o nó onde terminará esta fase da Cota 500 e a estrada Comandante Camacho Freitas, permitindo a requalificação do atual caminho da Ribeira Grande.
Com uma extensão total prevista de 4.230 metros, foi projetada para ser executada em duas fases, a segunda das quais permitiria o acesso à Fundoa. A primeira fase, que agora será concluída, previa a execução dos primeiros 1.700 metros do troço, entre o Vasco Gil (na ER 107 de acesso ao Curral das Freiras) e o Lombo dos Aguiares, incluindo as ligações à rede municipal, nomeadamente ao Caminho da Barreira, ao Caminho do Trapiche, ao Caminho do Laranjal, Caminho do Curral Velho, Caminho do Laranjal Pequeno e ao Caminho do Lombo dos Aguiares.
Com a suspensão da empreitada, não foi possível concluir os trabalhos no troço que permitiria efetuar a ligação ao Caminho do Lombo dos Aguiares. Por este motivo, atualmente a Cota 500 termina com uma ligação direta ao Caminho do Laranjal Pequeno, uma artéria com características muito precárias, dado que existem locais onde duas viaturas ligeiras não conseguem cruzar-se.
O troço por executar no âmbito da primeira fase tem uma extensão de cerca de 500 metros, compreendendo a conclusão dos trabalhos do viaduto V4 e V5, do túnel 2, da designada ligação 6 (ligação ao Caminho do Lombo dos Aguiares) e da passagem superior de peões 1, que restabelece a Vereda do Lombinho, cuja ligação foi recentemente reposta de forma provisória.
A empreitada da primeira fase, tem um valor contratual de 41.966.491,80 euros, a que acresce IVA, sendo que grande parte já está concretizado (e pago). Por fazer e pagar estão os 500 metros finais. Uma empreitada na ordem dos 5 milhões de euros, a que acrescerão mais quatro milhões de euros para ligar a Cota 500 à Comandante Camacho de Freitas. Ou seja, nove milhões de euros n o total.
Refira-se ainda que a ligação da Cota 500 à Estrada Comandante Camacho de Freitas irá garantir uma melhoria substancial das acessibilidades à zona alta de Santo António, uma vez que elimina o estrangulamento que constitui a atual ligação ao Caminho do Laranjal Pequeno, garantindo a fluidez normal de tráfego entre o Vasco Gil e a Rua do Campo do Marítimo, bem como das seis ligações viárias, nomeadamente ao Caminho da Barreira, ao Caminho do Trapiche, ao Caminho do Laranjal, ao Caminho do Curral Velho, ao Caminho do Laranjal Pequeno e ao Caminho do Lombo dos Aguiares.
 A ligação da Cota 500 à Estrada Comandante Camacho de Freitas, incluindo a beneficiação do Caminho da Ribeira Grande, será executada em coordenação com os trabalhos de regularização da Ribeira S. João, cofinanciada por fundos comunitários (PO-SEUR), cujo concurso será lançado brevemente.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.