Pesquisar

Amílcar Gonçalves visita obras na escola do Porto Santo

As obras na escola do Porto Santo começam na segunda-feira, dia 8 de janeiro. O secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Amílcar Gonçalves, visita ainda neste mês as obras e prestará esclarecimentos à comunidade educativa e à população em geral. 04-01-2018 Equipamentos e Infraestruturas
Amílcar Gonçalves visita obras na escola do Porto Santo O secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Amílcar Gonçalves, vai este mês ao Porto Santo para ver as obras na escola secundária local, que começam segunda-feira, dia 8 de janeiro, e prestar todos os esclarecimentos que a comunidade educativa e a população local queiram colocar ao governante. Em causa estão as obras que se iniciam na próxima semana na escola secundária Dr. Francisco Freitas Branco.
Amílcar Gonçalves disponibilizou-se, desde a primeira hora, junto do diretor da escola, Fernando Caroto, para prestar todos os esclarecimentos que os agentes envolvidos considerarem pertinentes.
Assim, em dezembro, aconteceu uma reunião entre elementos da SREI, da escola e da delegação escolar locais e de outras entidades, onde foram abordadas várias questões em torno da mudança de espaços, na sequência das obras que se vão prolongar até ao próximo verão. Uma das questões abordas e á definidas na altura foi precisamente a transferência do segundo ciclo (5º e 6ºanos) para o sítio do Farrobo.
A profunda remodelação da escola Francisco Freitas Branco, no Porto Santo, terá início ainda este mês, inícios de janeiro. A tempo de estar pronta no verão de 2019. Na prática, estamos a falar de uma nova escola, uma vez que só se manterão de pé as fachadas. De resto, tudo novo…
Por outro lado, a retirada da cobertura de amianto será feita por empresa devidamente certificada, de acordo com o que está definido na legislação.
O projeto de reabilitação da Escola Básica e Secundária do Porto Santo tem em consideração uma grande valorização ao nível da construção sustentável, por intermédio da aplicação de soluções e técnicas eficientes energeticamente e duradouras, em harmonia com o meio onde se inserem, garantindo por outro lado o conforto da comunidade escolar, sem custos de exploração acrescidos. 
A infraestrutura escolar localizar-se-á no terreno onde funciona a atual escola que tem uma área de 17.000 m2 sendo um dos espaços exteriores escolares da Região Autónoma da Madeira com mais área de pátios e jardins. Este complexo irá abranger os espaços necessários para assegurar a frequência dos alunos do Básico do 2.º e 3.º Ciclos e do Secundário da atual escola do Porto Santo. 
O edifício escolar desenvolve-se em cinco blocos, sendo que três deles têm dois pisos. Para além do volume principal subdividido em três blocos, existe ainda o corpo do ginásio que se localiza a poente e o corpo do refeitório e serviços de apoio. Interligando todo este conjunto existe uma zona de recreio coberto.
Nesta escola estará assegurado o acesso de pessoas com mobilidade reduzida a grande parte das áreas de atividade, com segurança, facilidade e sem barreiras arquitetónicas, exceção feita ao piso superior dos blocos 1 e 2.
O edifício após a ampliação ficará com um total de 6.411,5m2, um polidesportivo com bancadas que ocupará cerca de 1.300m2 e uma área de exteriores de 12.300 m2
Esta intervenção, feita de forma faseada, permite que a escola mantenha as suas funções letivas durante as obras, com mínimas perturbações ou constrangimentos, situação que não ocorreria se houvesse necessidade de recorrer a demolições e posteriores reconstruções. 
A construção será dividida em duas fases, sendo que na primeira fase serão remodelados o bloco 3 e o bloco 4 e será construído um novo polidesportivo com as dimensões de 44x22m. 
Na segunda fase da obra os blocos 1, 2 e 5 serão alvo de intervenção, sendo a interferência mais significativa ao nível do bloco 2, com a ampliação do corpo por forma a serem criados novos gabinetes e serviços de apoio (papelaria).
A cobertura de todo o edifício escolar, em chapas de fibrocimento, será desmontada com cuidados especiais e por entidade competente para o trabalho de remoção.
Todos os vãos exteriores do edifício serão substituídos com vista ao cumprimento do regulamento térmico.
Todas as instalações sanitárias da escola serão na totalidade recuperadas. Os balneários serão ampliados e remodelados na totalidade.
A cozinha e o refeitório serão alvo de uma profunda remodelação por forma a melhorar a funcionalidade de toda a área. Serão disponibilizados novos bares para alunos e professores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.