Pesquisar

Cinco empresas concorrem a empreitada da SREI

Cinco empresas candidataram-se a empreitada que visa diminuir riscos de queda de pedras em troços das estradas regionais. 13-02-2018 Equipamentos e Infraestruturas
Cinco empresas concorrem a empreitada da SREI Foram apresentadas cinco candidaturas à pré-qualificação para concorrer à execução da empreitada de prevenção e mitigação de risco de derrocadas em nove taludes sobranceiros às estradas regionais 103, 104, 107 e 110.
Neste momento, está a decorrer concurso limitado por prévia qualificação, no âmbito da União europeia, pelo preço base de 570 mil euros.
Os candidatos do procedimento “Prevenção e mitigação do risco de derrocadas em taludes sobranceiros às estradas regionais 103, 104, 107 e 110” são: Aqualogus – Engenharia e Ambiente, Lda; TPF Planege Cenor – Consultores de Engenharia e Gestão, S.A.; LCW Consult, S.A: Consórcio “JETsj/Consulgal”; NRV Consultores de Engenharia, S.A.
Para além destas nove intervenções, nas estradas regionais 103, 107 e 104 e 110, em taludes sobranceiros às mesmas, tendo em vista diminuir o risco de derrocadas, há ainda o caso da escarpa marginal da Calheta, que decorrerá no âmbito de procedimento concursal próprio. A primeira fase, que deverá ir para o terreno em março, está orçada em cerca de 4 milhões de euros.
Embora não haja ainda orçamento definitivo para todos os projetos, as estimativas do Governo apontam para gastos na ordem dos 63 milhões de euros. É que para além, destes nove taludes, divididos em dois lotes, há a contabilizar empreitadas como a de consolidação da escarpa sobranceira à marginal da Calheta, dos taludes a montante da Ribeira João Gomes e dos Viveiros (no acesso ás vias rápidas) e ainda dos terrenos acima do túnel João Delgado e encostas no Jardim do Mar.
Tudo para garantir a segurança de pessoas e bens dos madeirenses, conforme releva o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Amílcar Gonçalves.
Quanto aos nove taludes a intervencionar, já não contabilizando os da Calheta, que terão projeto próprio, temos a sua divisão por dois lotes, o primeiro englobando os que estão adstritos às estradas regionais 103 e 107 e o segundo aos incluídos nas estradas regionais 107 e 110.
No lote 1, as intervenções incidirão sobre os talude do Cabouco (na ER 103, com extensão e altura aproximadas de 180 metros e 200 metros, respetivamente), da Cruzinha (ER 103, com extensão e altura aproximadas de 350m e 50m, respetivamente), da Degolada (ER 103, com extensão e altura aproximadas de 300m e 180m, respetivamente) e do Cumeal, na ER !07, que liga ao Curral, com extensão e altura aproximadas de 150m e 80m.
O lote 2 é constituído pelos taludes sobranceiros às estradas regionais 104 e 110 e contempla os taludes da Meia Légua (ER 104, com extensão e altura aproximadas de 300m e 150m, respetivamente) e do Lombo das Faias, na ER 110 no Caminho da Ladeira, com extensão e altura aproximadas de 60m e 15m, respetivamente.
Estão ainda incluídos os taludes do Serrado (ER 110, com extensão e altura aproximadas de 100m e 70m), do sítio das Casa Próximas, junto ao miradouro (na ER 110 em Porto da Cruz, com extensão e altura aproximadas de 85m e 40m) e da Longueira (ER 110, com extensão e altura aproximadas de 150m e 150m, respetivamente).
Depois, no Seixal, o Governo Regional criará estruturas porticada de proteção à ER 101, visando o prolongamento do túnel João Delgado, criando desta forma uma estrutura de proteção contra a queda de pedras naquele local.
Há ainda outra empreitada de prevenção e mitigação do risco de derrocadas nas escarpas sobranceiras para avançar, no caso referente à ER 223, no troço entre o Estreito da Calheta e o Jardim do Mar.
Esta intervenção está dividida por fases, consoante as alturas das escarpas e condições geológicas locais.
A primeira fase contempla a estabilização das encostas sobranceiras à ER 223, nas zonas mais baixas e de acesso mais fácil. E ainda a construção de uma estrutura de proteção à via, nas zonas de mais difícil acesso.
Todas estas obras estão avaliadas em 63 milhões de euros, valor por baixo.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.