Pesquisar

Região pavimenta 31 de janeiro e 5 de outubro

Governo Regional vai pavimentar duas estradas do Funchal. 14-02-2018 Equipamentos e Infraestruturas
Região pavimenta 31 de janeiro e 5 de outubro O Governo Regional começa no início de março a repavimentação das ruas 31 de Janeiro e 5 de Outubro, nos troços anexos às obras de canalização da ribeira de Santa Luzia. A empreitada será adjudicada, soube o JM, na próxima quinta-feira, em reunião plenária do executivo madeirense.
Esta obra de pavimentação está integrada na empreitada de reabilitação e regularização da ribeira de Santa Luzia (troço urbano entre o quilómetro 0,38638 e o quilómetro 1,86005) e tem um prazo de execução de 90 dias (três meses), pelo que se perspetiva a sua conclusão para durante o mês de junho.
Recorde-se que o grande volume de obras dos últimos anos naquela ribeira implicou a circulação de muitos veículos pesados no local, fazendo com que as duas ruas apresentem presentemente pavimentos muito degradados.
Agora, o Governo Regional, através da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, pretende beneficiar as ruas 5 de Outubro e 31 de Janeiro, em troços com uma extensão
aproximada de 1.500 metros cada, de modo a dotá‐las das características necessárias a uma circulação automóvel e pedonal confortável.
Será ainda procedido ao melhoramento do escoamento das águas pluviais.
Os trabalhos de beneficiação a executar consistirão essencialmente, segundo sabe o JM, na reabilitação funcional do pavimento da plataforma da estrada. O pavimento a executar será composto pelas seguintes camadas: base e sub‐base em tout‐venant com 0,20 metros de espessura, seguido de camada de regularização “binder”, com 0,08 metros, geogrelha, e camada de desgaste de “tapete” com 0,05 metros e respetivas regas de impregnação e de colagem.
Acrescente-se que, paralelamente, serão feitas obras de beneficiação pontuais nos passeios, sendo o acabamento semelhante ao já existente, ou seja em calçada portuguesa.
Deverão ser ainda tidas em conta as diversas infraestruturas, no intuito de as reabilitar e melhorar, procedendo sempre que necessário ao seu nivelamento com a cota final do pavimento. Serão abrangidas redes de água, esgotos, eletricidade e telecomunicações.
Está igualmente prevista a beneficiação da rede de drenagem pluvial, refazendo-se e relocalizando-se as sarjetas que se encontram danificadas.
A empreitada inclui ainda a reposição de todos os serviços existentes afetados.
O custo desta obra está estimado em 945.000 euros, conforme orçamento elaborado com base em preços unitários correntes na Região.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.