Pesquisar

Reabilitação da Ribeira de Santa Luzia adjudicada em abril

O Governo Regional vai continuar a reabilitação e regularização da ribeira de Santa Luzia. Em abril a obra será adjudicada. 23-02-2018 Equipamentos e Infraestruturas
Reabilitação da Ribeira de Santa Luzia adjudicada em abril O Governo Regional vai adjudicar, em abril, as duas empreitadas de regularização e canalização da ribeira de Santa Luzia, que permitirão a conclusão do troço entre a foz e a Fundoa de Cima. 
As duas obras, em conjunto, estão orçadas em cerca de 15,3 milhões de euros. Uma das empreitadas permitirá a regularização do troço entre a Ponte Dom Manuel (que será mantida intacta) e a Ponte do Bettencourt e a outra entre a Ponte da Rampa dos Viveiros e a Fundoa de Cima. No projeto está contemplada a cobertura da ribeira com buganvílias, conforme acontecia no passado e este Governo pretende manter.
Todas estas obras, explica o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Amílcar Gonçalves, «inserem-se num conjunto de ações levadas a cabo pelo Governo Regional, visando a implementação de medidas estruturantes, no âmbito das suas competências, capazes de minimizarem os efeitos associados aos escoamentos torrenciais que regularmente assolam a ilha da Madeira e em particular a vertente sul da ilha».
«São obras que são feitas na sequência dos acontecimentos do 20 de Fevereiro de 2010 e que pretendem trazer maior segurança e mais tranquilidade às populações. Também se aproveitará para corrigir eventuais problemas na ribeira e ou nas pontes que a atravessam, bem como ainda nos taludes sobranceiros», reforça o governante.
Amílcar Gonçalves lembra ainda que «a dimensão e a complexidade das obras a realizar, praticamente em toda a extensão da ribeira de Santa Luzia, ditaram a fragmentação das intervenções em várias empreitadas de
construção».
«A estratégia adotada para a divisão e sequência de execução das várias empreitadas consistiu em estabelecer como troço inicial de intervenção o curso superior da ribeira, seguindo-se-lhe o restante troço com desenvolvimentos sucessivos de jusante para montante», explica.
Quanto às buganvílias, recorda que é meta do Governo voltar a plantar as buganvílias em todas as três ribeiras, conforme foi, aliás, já por mais de uma vez reiterado. Em todas as ribeiras, vai voltar a haver buganvílias.
A empreitada que vai regularizar a ribeira de Santa Luzia no troço entre sensivelmente a Rampa do Torreão e a Ponte conhecida como do Bazar do Povo estende-se ao longo de 191 metros e vai incluir a construção de uma ponte pedonal, em calçada portuguesa, mesmo em frente à Rua dos Ferreiros, ligando as ruas 31 de Janeiro e 5 de Outubro.
Tem uma duração prevista de 11 meses e está incluída na obra de reconstrução e regularização da ribeira de Santa Luzia e que, por sua vez, deu sequência ao projeto de construção dos açudes (quatro em cada uma das três principais ribeiras da cidade do Funchal).
A solução hidráulica prevista para este troço da ribeira consiste no rebaixamento da mesma, numa profundidade média de 2,6 metros.
As obras constantes deste projeto visam a regularização e reperfilamento do leito da ribeira, integrando a construção de uma solução de contenção e revestimento da zona rebaixada, mediante a construção de um canal em “U”, em betão armado, e a substituição das guardas existentes (barreiras provisórias do tipo “Jersey”) por muretes em betão armado / guardas metálicas.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.