Pesquisar

Região constrói rotunda no Campo da Barca

O Governo vai construir, no âmbito da obra de regularização e reabilitação da Ribeira de João Gomes, uma rotunda no Campo da Barca. 26-02-2018 Equipamentos e Infraestruturas
Região constrói rotunda no Campo da Barca O Governo Regional vai construir uma rotunda no Campo da Barca, no âmbito da empreitada de reabilitação e regularização da ribeira de João Gomes. A ponte que ali existe será demolida e dará lugar à rotunda.
Esta é uma das soluções avançadas pelos projetistas para uma obra que irá a concurso em março próximo e que deverá estar no terreno durante o próximo verão. E que vai aliar o incremento da segurança no local (já que a ponte, como está, estrangula a ribeira) à resolução do problema do trânsito naqueles cruzamentos.
Recorde-se que esta ponte do Campo da Barca ficou totalmente obstruída no 20 de Fevereiro de 2010, causando a inundação de toda aquela zona e ainda encaminhando águas para ruas como as da Infância e do Carmo, sendo, portanto, fundamental a sua substituição.
Amílcar Gonçalves diz ser importante que a obra se faça ouvindo mais agentes, entre os quais está a CMF, de modo a minimizar os impactos que este tipo de obras traz sempre junto das pessoas, que serão mais visíveis ao nível da circulação de viaturas e de pessoas.
O secretário regional dos Equipamentos e das Infraestruturas recorda que este tipo de obras é crucial para a segurança de pessoas e bens na cidade do Funchal, sublinhando a prioridade que este Governo Regional vem dando a essa mesma segurança.
Paralelamente, o governante enfatiza o facto daqueles cruzamentos serem dos mais complicados da cidade, provocando constrangimentos e demoras a todos os que pretendem circular entre a parte oeste e a parte leste da cidade do Funchal, sobretudo os que utilizam a cota 40.
O traçado da rotunda irá ajustar-se à topografia existente, sendo efetuada a compatibilização com o traçado dos arruamentos adjacentes. 
A geometria da rotunda que condicionou a definição do atravessamento apresenta um raio circular ao eixo com 14,5 m de raio, possuindo uma faixa de rodagem com duas vias com 7,8 m de largura total.
Para o efeito, será efetuada a demolição da ponte existente e construída uma nova obra de arte constituída por duas estruturas independentes que acomodarão o traçado da rotunda: A ponte 1, localizada do lado de jusante da ribeira, e a ponte 2, localizada do lado de montante. 
A solução estrutural desenvolvida para as duas estruturas consiste num vão único em que os tabuleiros se encontram solidarizados com os encontros. 
Os tabuleiros apresentam 16 metros de vão. Nos passeios será efetuado um revestimento em calçada. Nas restantes zonas encontra-se prevista a execução de um ajardinamento. 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.