Pesquisar

Centro de Deficiência Motora pronto até dezembro

O Centro de Deficiência Motora estará pronto até finais do corrente ano. O investimento ascende a cerca de 7 milhões de euros. 26-03-2018 Equipamentos e Infraestruturas
Centro de Deficiência Motora pronto até dezembro O Centro de Apoio à Deficiência Motora estará concluído até finais do corrente ano. Trata-se de uma obra de cerca de 7 milhões de euros, que vai permitir aos utentes terem formação e treino de autonomia, bem como ainda disponibilizar um lar com internamento para pessoas com dificuldades motoras.
Para além de estar contemplada uma vertente lúdica e de ensino, para as crianças e jovens, será também criado um “apartamento modelo para treino de vida diária”. E ainda disponibilizará, no âmbito da área de assistência (“lar com internamento”), todo o apoio médico e logístico.
Inicialmente consignado em agosto de 2011, as obras foram suspensas por imposição do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro, tendo sido retomadas a 11 de abril de 2017.
Daí para cá vêm decorrendo dentro da normalidade, estando a serem cumpridos os prazos de construção, que apontam para a sua conclusão no último mês deste ano.
Recorde-se que, com este edifício, pretendem-se colmatar algumas das necessidades em matéria de integração e ensino a crianças e adultos com deficiências motoras na RAM. 
É de salientar que o acesso pedonal a todas as áreas é garantido por rampas exteriores. A interligação entre edifícios é certificada não existindo barreiras arquitetónicas que dificultem a mobilidade dos utentes. Todos os percursos serão cobertos.
Este centro dará ainda apoio a cerca de 150 adultos, na vertente ocupacional, tendo ainda um lar com capacidade para 51 utentes. 
O edifício desenvolve-se em 5 pisos, tendo 4 deles acesso de nível ao exterior. Ao nível do piso 0 estão localizados todos os gabinetes de apoio, espaços administrativos e a sala polivalente e ainda uma garagem. O piso 1 engloba as áreas terapêuticas e de fisioterapia, algumas salas de aulas e ainda as zonas de refeição e todos os serviços de apoio (cozinha e lavandaria). 
O piso 2 abarca todos os espaços de formação complementar e treino de autonomia (sala de têxteis; sala de cerâmica/pintura; arrecadações; cozinha pedagógica) e ainda as salas de aula. 
Nos pisos 3 e 4 fica situado o lar, cuja capacidade total é para 51 utentes subdivididos em quartos duplos e triplos. Todos estes quartos têm instalações sanitárias privativas. No piso 3 existem ainda alguns espaços de apoio como sala de pequenos-almoços, enfermaria, sala de convívio e gabinete da coordenadora. Em todos estes níveis existem instalações sanitárias de apoio.
Em toda a envolvente serão criadas zonas verdes de jardim que integrarão melhor o edifício. 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.