Pesquisar

Marmeleiros em obras a partir de maio

O Hospital dos Marmeleiros entra em obras em maio, altura em que começarão a ser recuperadas as suas fachadas e a sua cobertura. 02-04-2018 Equipamentos e Infraestruturas
Marmeleiros em obras a partir de maio

O Governo Regional vai recuperar o Hospital dos Marmeleiros por fora e por dentro. A partir de maio, serão executadas obras de reabilitação total de fachas e de cobertura. Depois, em 2019, realizam-se as obras no interior do edifício.

A empreitada foi agora adjudicada e tem um custo na ordem dos 870 mil euros. O seu prazo de execução é de oito meses, pelo que deverá estar concluída durante o mês de janeiro de 2019, altura em que será lançado concurso público para a reabilitação dos interiores.
Amílcar Gonçalves refere que apesar de estar projetado um novo Hospital, o mesmo nunca estará concluído antes de 2024, pelo que importa proporcionar, enquanto, as melhores condições aos utentes, em todas as unidades de Saúde.
Neste sentido, o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas recorda as várias obras em curso no Hospital Dr. Nélio Mendonça e em diversos centros de saúde da Região. E também no Hospital dos Marmeleiros.
Refira-se que a recuperação do Hospital dos Marmeleiros é uma das prioridades deste Governo. Daí que tenham sido lançados vários procedimentos e estudos, de modo a permitir que se avance agora para uma fase de trabalhos no terreno. Procedimentos que se revelaram algo morosos, atendendo à sua complexidade: trata-se de uma intervenção numa unidade de saúde, o que obriga sempre a outros cuidados. E atendendo também à antiguidade do edifício.
Numa primeira fase, os trabalhos decorrerão a nível de exteriores, de modo a renovar a cobertura (telhado), privilegiar a segurança e o conforto térmico, eliminar infiltrações e pintar as fachadas. 
Os trabalhos contemplam, deste modo, a recuperação e reabilitação exteriores do imóvel, com o foco a incidir na envolvente do edifício, que se encontra bastante degradada. 
Assim, a empreitada consistirá essencialmente de trabalhos de recuperação e substituição da cobertura em telha, incluindo a estrutura de suporte e a reposição de impermeabilizações e caleiras, assim como de pintura de todas as fachadas exteriores e a substituição dos vãos de madeira (nas janelas) existentes por vãos de alumínio, de modo a proporcionar não só melhor conforto térmico e acústico, como também maior segurança, dada a altura do edifício, com a colocação de limitadores de abertura.
Para além desta obra de recuperação de exteriores, o Governo Regional lançou já duas outras empreitadas, uma já em curso, que passa pela renovação da rede de esgotos, que irá ajudar paralelamente na consolidação do talude sul, e outra, a realizar em breve, que consiste na recuperação florestal dos taludes a sul e norte do imóvel.
A obra de renovação da rede de esgotos está orçada em 80 mil euros enquanto a reflorestação dos taludes a norte e a sul, de modo a garantir a estabilidade dos mesmos, bem como a defesa em termos de incêndios relativamente ao hospital, está orçada em cerca de 100 mil euros.
Entretanto, prossegue a monitorização do parque de estacionamento dos Marmeleiros, tendo o Governo Regional, para o efeito, instalado no local dois inclinómetros, que aferem permanentemente da estabilidade daquele terreno.
Por outro lado, conforme releva Amílcar Gonçalves, o projeto de reabilitação do interior do Hospital dos Marmeleiros estará focado, sobretudo, na questão funcional do edifício, na situação da segurança contra incêndios e nas acessibilidades. E só pode avançar após a reabilitação dos exteriores, uma vez que será preciso primeiro mudar o telhado e as janelas. «O contrário seria “jogar dinheiro fora”», explica.
O secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas diz que mais este investimento comprova «a forte aposta que o Governo Regional tem feito na reabilitação de várias unidades de Saúde, sustentando a importância que este executivo dá ao sector».
O governante diz que a lista de trabalhos é extensa, conforme a população poderá comprovar nos próximos tempos, com o lançamento a concurso público de diversas obras no sector, com destaque para o novo Hospital da Madeira.
Mas, já em 2016 e em 2017 tiveram lugar várias obras de beneficiação, em vários centros de saúde espalhados pela Região. Em 2018 há vários projetados e em 2019 decorrerão também outros investimentos na área.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.