Pesquisar

Talude no Seixal consolidado

Obra terminou na passada quinta-feira e permitiu a reabertura da estrada regional de aceso ao sítio do Chão da Ribeira. 31-03-2018 Equipamentos e Infraestruturas
Talude no Seixal consolidado

A obra de consolidação de um talude sobranceiro à Estrada Regional 221, no acesso ao sítio do Chão da Ribeira, na freguesia do Seixal, ficou concluída na passada quinta-feira, a tempo da quadra pascoal.
A obra, que demorou cerca de seis meses a ser executada, surge na sequência da instabilização e colapso do talude. Os trabalhos incluíram também a estabilização de um muro de suporte na mesma zona. 
A empreitada teve um custo aproximado de 990.000 mil euros. A estrada foi já aberta.
Recorde-se que os problemas de estabilidade do talude sobranceiro estavam associados, conforme recorda o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Amílcar Gonçalves, «à natureza desfavorável dos depósitos de vertente existentes, em simultâneo com a ação da água proveniente da linha de água adjacente». 
«A consolidação e estabilização do talude foi obtida através da redução da sua inclinação, associada à aplicação de betão projetado e pregagens, incluindo ainda os órgãos de drenagem associados», explica. 
Para a estabilização deste talude, foram escavados cerca de 18 000 metros cúbicos de terreno natural e executadas cerca de 3 300 metros de pregagens, bem como consolidada uma área aproximada de 2 750 metros quadrados de terreno natural.
Por outro lado, a estabilização do muro de suporte da ER 221 foi obtida pelo reforço estrutural do mesmo, através da execução de pregagens e de um muro de forro em betão armado.
Lembre-se que o Governo Regional tem prevista uma intervenção na ordem dos 60 milhões de euros, a incidir sobre 14 taludes nas estradas regionais.
Obras que decorrem da aposta que este Governo Regional vem fazendo, no sentido de proporcionar maior segurança a pessoas e bens nas estradas regionais, face ao perigo de derrocadas que existe em toda a ilha da Madeira e que era o caso da zona intervencionada.



Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.