Pesquisar

Nova estrada nas zonas altas de São Roque

O Governo Regional vai construir nova estrada nas zonas altas de São Roque. Para melhorar a circulação, mas sobretudo para ajudar no combate a fogos florestais. 29-04-2018 Equipamentos e Infraestruturas
Nova estrada nas zonas altas de São Roque

O Governo Regional vai construir uma nova estrada nas zonas altas de São Roque, que vai ligar vários sítios a freguesia. O novo arruamento comporta quatro troços de 4.210 metros de comprimento, no total, a que se juntam outros 180 metros de uma ligação secundária, também incluída neste projeto. Ou seja, no total são 4.390 metros. A largura da faixa de rodagem será de 5,50 metros, acrescida de valeta.

A empreitada ascende a cerca de oito milhões de euros e permitirá uma ligação mais fácil e cómoda entre os vários sítios da freguesia, a uma cota mais elevada, permitindo descongestionar o trânsito na Estrada Comandante Camacho de Freitas. Deverá ser lançada a concurso público ainda neste ano, de modo a que os trabalhos tenham início em 2019 e conclusão em 2020. O prazo de execução é de 18 meses.

Mas, a nova estrada terá sobretudo uma primordial função de ajudar no combate aos incêndios. Não só servirá como tampão à progressão das chamas como irá facilitar sobremaneira a circulação das viaturas de combate ao s incêndios e ainda em casos de evacuação da população. E ainda terá rede de incêndios própria, com bocas de incêndios instaladas ao longo do traçado e que facilitarão imenso esse mesmo combate, bem como ainda dois reservatórios de água, para abastecimento dessa mesma rede de combate a incêndios.

Esta rede estará concebida para ser servida pelos reservatórios referidos, bem como pelos camiões cisterna das corporações de bombeiros.

Nos incêndios de 2016, uma das pechas notadas foi, precisamente, a de falta de ligação rápida entre os sítios localizados nas zonas altas do Funchal, que proporcionasse um combate mais eficaz.

Paralelamente, serão disponibilizados vários espaços de estacionamento ao longo da via, que servirão as populações locais.

O primeiro troço, com uma extensão de 2.100 metros, liga o Caminho do Galeão ao Caminho do Lombo da Alegria.

O segundo, com extensão de 1150 metros, liga o Lombo Jamboeiro (Caminho do Terraço) ao Caminho do Galeão. Aproximadamente a meio deste troço está prevista uma ligação ao Caminho da Ribeira de Santana, com 180 metros de extensão.

O terceiro troço tem um comprimento de 710 metros e unirá o Caminho da Cova ao Caminho do Galeão.

O quatro troço, o mais pequeno, com 250 metros, permitirá o acesso ao campo de jogos do Galeão.

Os trabalhos a executar na concretização desta obra consistirão, sobretudo, em terraplanagens, obras de arte, rede de Incêndios, pavimentação e criação de. rede de iluminação pública.

A nova estrada será dotada com uma rede de incêndios e bocas de incêndio espaçadas de 120 metros. 

Serão também colocadas, em pontos estrategicamente definidos no projeto, gares de estacionamento para camiões cisterna, devidamente dotadas com os equipamentos necessários a, eventualmente, preparados para injetar água na rede, em situações de falta da mesma no combate aos incêndios.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.