Pesquisar

Governo já começou a reabilitar a Ribeira da Metade

A Ribeira da Metade, em São Roque do Faial, está a ser requalificada. Os trabalhos tiveram início a dois de maio e prolongam-se até 31 de outubro próximo. 06-05-2018 Equipamentos e Infraestruturas
Governo já começou a reabilitar a Ribeira da Metade

O Governo Regional está a proceder à conservação e reabilitação da Ribeira da Metade, em São Roque do Faial, em alguns dos seus troços.

A empreitada surge no âmbito do programa de monitorização das condições de funcionamento hidrológico e hidráulico das linhas de água associadas à rede hidrográfica natural, durante o ano hidrológico de 2017/2018, conforme explica o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Amílcar Gonçalves.

Os trabalhos serão orientados pela Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, na qualidade de entidade coordenadora da gestão dos serviços de limpeza, desobstrução e de conservação e reabilitação fluvial, com a intervenção a ser feita em colaboração com a empresa Tecnovia Madeira.

«Um dos trabalhos consistirá na regularização natural do leito fluvial e estabilização do talude, na margem direita do fundo de vale, de suporte do caminho de terra de acesso à Central Hidroelétrica da Ribeira da Fajã da Nogueira. Para tal, será implementada uma barreira sedimentar, modelada em banquetas e protegida na base com a construção de um muro de enrocamento simples com pedra basáltica», explica o governante.

Paralelamente, far-se-á, segundo Amílcar Gonçalves, «a eliminação de depósitos aluviais no meio do curso de água, que contribuem para o desvio do escoamento para as margens fluviais, a par da regularização natural do leito e proteção da margem direita, através da formação de uma barreira sedimentar defensiva a povoar com espécies ripícolas, dispostas longitudinalmente nos limites do leito natural, para permitir a estruturação do corredor fluvial».

Decorrerá ainda, acrescenta, «uma operação de consolidação das fundações dos muros de suporte de terras da margem direita do fundo de vale e do travessão hidráulico localizado a montante da ponte do caminho real».

Amílcar Gonçalves salienta ainda que vêm decorrendo vários trabalhos do género em vários linhas de água na Região, «numa perspetiva de gestão preventiva do risco de cheia rápida/aluvião», que visam atuar ao nível da mitigação dos riscos, «através de intervenções de limpeza e desobstrução para otimização das condições de escoamento, em concordância com as medidas preconizadas nos instrumentos científicos, técnicos e legais vigentes, entre os quais o Estudo de Avaliação do Risco de Aluvião, o Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Arquipélago da Madeira 2016-2021, o Plano Regional de Emergência de Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira, a Estratégia Regional de Adaptação às Alterações Climáticas e o Plano de Gestão de Riscos de Inundações da Região Autónoma da Madeira 2016-2021».

Os trabalhos começaram a 2 de maio e deverão estar concluídos a 31 de outubro de 2018'

No final da intervenção, sublinha Amílcar Gonçalves, ficará assegurado o bom estado de conservação das vias de circulação de acesso à linha de água.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.