Pesquisar

Emblemático edifício "Baiana" recuperado

O edifício "A Baiana", no Porto Santo, vai ser reabilitado. O concurso para a concessão deve ir para o terreno anda neste ano. 14-05-2018 Equipamentos e Infraestruturas
Emblemático edifício "Baiana" recuperado

O edifício “Baiana”, no Porto Santo, vai ser reabilitado. A obra deve ser lançada ainda durante este ano e insere-se num conjunto muito mais amplo de imóveis pertença da Região que o Governo Regional tem vindo a requalificar.

A ideia, explica o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, passa pela criação de um espaço museológico, no primeiro andar, e de um restaurante e bar no rés-do-chão, recuperando assim a tradição. A “A Baiana” é um ex-libris do Porto Santo e a intenção do Governo Regional é manter essa espécie de ligação sentimental à população local e aos visitantes, conforme enfatiza Amílcar Gonçalves.

Quanto a prazos e valor do investimento, os mesmos estão dependentes dos licenciamentos ainda a realizar e da concessão a consignar.

A reabilitação do emblemático solar, que será conduzida pela Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo, empresa pública tutelada pela Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas e que é a proprietária do imóvel, é apontada como prioritária por Amílcar Gonçalves.

O projeto está em fase de licenciamento, para posterior procedimento de concessão a privados.

A intervenção proposta pelo Governo Regional consiste na reabilitação do edifício existente, «tendo em consideração aquilo que são as boas práticas de reabilitação do património arquitetónico». Nesse sentido, releva Amílcar Gonçalves, «todos os materiais a serem empregues respeitarão a construção original».

Assim, quer na frente para a Rua Dr. Nuno Silvestre Teixeira, quer na frente para a Praça, será promovida a vertente pública do edifício, que terá o primeiro piso ocupado por um núcleo museológico. No restante espaço, funcionará um restaurante com bar e esplanada. Esta intervenção permitirá o funcionamento da estrutura com áreas maiores e mais atrativas.

Paralelamente, conforme enaltece o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, «a integração paisagística da solução agora apresentada estabelece novas relações com a zona envolvente», visto que terá um novo acesso à Casa de Colombo e haverá a conclusão da ligação ao percurso que acede à Rua Cristóvão Colombo.

«Uma reabilitação que vai, assim, ao encontro da necessidade de valorização, patrimonial, cultural e Histórica que os cidadãos do Porto Santo tanto anseiam», destacam.

Neste momento, decorrem já as limpezas das zonas exteriores do edifico numa parceira entre a Sociedade de Desenvolvimento e a Direção Regional da Administração Pública no Porto Santo, no sentido de melhoria paisagística e ambiental.

Refira-se ainda que o espaço atualmente ocupado pela emblemática gelataria “Lambecas” será também alvo de intervenção, «com recurso a um revestimento a tabuado de madeira pintado, recuperando a memória da estrutura original».

A “A Baiana” tem uma área de implantação de 263 metros quadrados, tendo sido alvo de diversas intervenções ao longo da sua existência, nomeadamente a ampliação do corpo nascente, datada possivelmente do Séc. XIX.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.