Pesquisar

Talude e praia da Prainha estão limpos

O Governo Regional acaba de limpar as escarpas sobranceiras à Prainha, para garantir a segurança dos banhistas. 20-05-2018 Equipamentos e Infraestruturas
Talude e praia da Prainha estão limpos

O Governo Regional procedeu à limpeza do talude sobranceiro à Prainha, no Caniçal, na sequência da monitorização periódica que a Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas faz a várias escarpas em toda a Região.

Neste sentido, atendendo a alguma instabilidade verificada naquele talude, a SREI resolveu avançar para o desmonte das rochas em risco de queda, tendo analisado minuciosamente toda aquela área.

Neste momento, terminado que está o trabalho de limpeza do talude, está-se a proceder à retirada das pedras que tombaram para a praia, trabalho atualmente concluído. De momento está a ser feita a limpeza do areal, de modo a que esteja tudo a postos do início da época balnear. Esta operação de retirada dos blocos não é simples, dadas as características do arruamento de acesso à praia, que obriga a envolver meios com diferentes capacidades e a necessidade de criar depósitos temporários.

O secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Amílcar Gonçalves, destaca mais esta intervenção realizada no âmbito da consolidação de taludes e escarpas em toda a Região, sublinhando a necessidade de manter este trabalho de prevenção, no caso em questão visando a segurança dos utentes daquela praia.

Lembre-se que estão previstas, para os próximos meses, várias obras de consolidação de escarpas. Uma das maiores empreitadas acontecerá na ER 223, entre o Estreito da Calheta e o Jardim do Mar: 21,3 milhões de euros. Outras duas empreitadas de grande valor serão as de proteção dos acessos à via rápida nos Viveiros e na Ribeira de João Gomes (14,5 milhões de euros) e a de consolidação de nove taludes (concelhos de Machico, Santana, Câmara de Lobos e Ribeira Brava, 23 milhões de euros).

Mas, destacam-se ainda as de estabilização de talude junto ao túnel João Delgado (Porto Moniz, 4,3 milhões de euros), na Quinta Grande (1,1 milhões de euros), no Ribeiro Serrão (Camacha, 190 mil euros), no Palheiro Ferreiro (1 milhão), na Calheta (sobranceiro ao porto de recreio, 4,1 milhões de euros) e no Colmeal (Curral das Freiras, ainda sem valor definido).


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.