Pesquisar

Mais seis rocheiros serão contratados

Secretaria contrata mais seis rocheiros, de modo a aumentar a operacionalidade das operações de limpeza de taludes. 21-05-2018 Equipamentos e Infraestruturas
Mais seis rocheiros serão contratados

O Governo Regional vai contratar, nos próximos dias, mais seis rocheiros, que se juntarão aos dois já existentes. O objetivo é, conforme sublinha o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, dar seguimento à aposta que o executivo vem fazendo no reforço da segurança de pessoas e bens, com a consolidação de taludes um pouco por toda a ilha.

«Tratam-se de operários que são especialistas em desmonte de pedras a altas alturas e que são normalmente encarregues da limpeza de taludes. A Região tem sido atingida, ao longo de vários anos a esta parte, por várias derrocadas e deslizamentos, que prejudicam a circulação nas estradas regionais e que muitas vezes causam danos em pessoas e bens», explica Amílcar Gonçalves.

Neste momento, essas operações de limpeza e de consolidação de escarpas eram apenas efetuadas por dois rocheiros, os únicos que estavam habilitados para al. O Governo Regional, sublinha Amílcar Gonçalves, apostou forte no aumento do número de especialistas, de modo a ser mais célere e eficaz nas respostas a dar em caso de ocorrências. E criou todas as condições que permitirão passar de dois para oito rocheiros, ou seja quadruplicar o efetivo.

«Um acréscimo fundamental, sobretudo em ocasiões de temporal, quando acontecem várias derrocadas em diferentes e distantes pontos entre si. Até agora, se os rocheiros estivessem no Norte e houvesse uma derrocada na costa sul era preciso por vezes, mais de uma hora até poderem atuar, devido às distâncias a percorrer. E se houvesse mais do que uma intervenção a realizar ao meso tempo, havia sempre que estabelecer prioridades. Com este aumento, a Região tem condições para responder às necessidades, de forma célere e eficaz», sublinhou.

O procedimento concursal destina-se a trabalhadores com e sem vínculo de emprego público.

Recorde-se que o Governo Regional criou a carreira de rocheiros, a quem compete a limpeza, correção e escavação de taludes em altura com recurso a técnicas de acesso e de posicionamento por cordas, bem como ainda o desmonte de materiais rochosos ou mais brandos, com recurso ou não a material explosivo.

Aos rocheiros cabem ainda funções de vigilância e fiscalização das estradas regionais, a execução de trabalhos de limpeza, reparação e conservação das estradas regionais d a colaboração em atividades de proteção civil, no âmbito do exercício das funções específicas de prevenção de queda de pedras e limpeza de estradas.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.