Pesquisar

Escola da Ribeira Brava em obras no final de junho

A escola da Ribeira Brava vai entrar em obras no final de junho. Para que não sejam prejudicados os alunos. 28-05-2018 Equipamentos e Infraestruturas
Escola da Ribeira Brava em obras no final de junho

A construção da nova escola da Ribeira Brava começa em finais de junho, inícios de julho, logo após a realização dos exames escolares. O Governo Regional e o empreiteiro acordaram em atrasar o início da obra, previsto para este mês, de modo a não prejudicar o normal funcionamento das aulas e, sobretudo, a realização das provas finais.
O secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas releva que se protege assim os interesses dos alunos. É que o início, agora, de uma obra provocaria ruídos e movimentações que iriam prejudicar o normal funcionamento escolar, numa altura em que se realizam os exames finais e em que a aprovação (ou não) escolar fica definida.
O novo estabelecimento escolar, recorde-se, será implementado no mesmo local onde está agora implantada a escola básica e secundária Padre Manuel Álvares. As obras têm um valor base de adjudicação na ordem dos oito milhões de euros.
A Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas conta ter a obra concluída até finais de 2019. As obras far-se-ão por fases, de forma a permitir que a escola continue a funcionar sem interrupções.
A escola secundária Padre Manuel Álvares tem uma população escolar de 879 alunos, 78 professores e 39 funcionários. No novo edifício escolar funcionarão 20 turmas do 2º ciclo (5º, 6º) e do 3º ciclo (7º, 8º e 9º) e 19 turmas do ensino secundário e educação formação (10º, 11º e 12º), num total de 39 turmas.
Amílcar Gonçalves explica que a construção do novo edifício será executada em duas fases. Numa primeira fase, «serão demolidos os blocos mais precários com um só piso e serão construídos parte dos 2 blocos que compõem o edifício». Na segunda fase, «serão demolidos os blocos com dois e três pisos e será construída a parte restante dos dois blocos, o ginásio e o parque de estacionamento com o polidesportivo descoberto na sua cobertura». 
Desta forma faseada a escola, enaltece, «continuará em funcionamento durante a construção deste equipamento escolar e os alunos terão sempre garantido o serviço de refeições». 
A garagem ficará semienterrada e terá capacidade para 40 viaturas. No exterior, e ao nível do arruamento existem mais 17 lugares de estacionamento, que ficarão reservados para a escola. 
«Este conjunto edificado terá cinco laboratórios, uma sala de música, cinco salas de EVT e uma sala de Oficina de Artes e ainda 27 salas de aula, bem como diversos gabinetes (reprografia, secretaria, biblioteca, etc). A cozinha, se necessário, está preparada para funcionar em sistema de outsourcing», destaca ainda o governante.
O ginásio fica situado no edifício norte e tem os respetivos balneários de apoio para os alunos e para os professores. Existem 4 balneários de alunos (dois para cada sexo) e um para os professores. Outro dos espaços desportivos deste estabelecimento escolar é um polidesportivo. Serão criadas bancadas com capacidade para 150 pessoas.
Amílcar Gonçalves destaca ainda que, inserida no edifício sul, será criada uma sala polivalente, que terá um palco sobrelevado. «Este espaço pode também funcionar com a escola encerrada, pois estão garantidos acessos pelo exterior. Junto a este auditório serão colocados sanitários para ambos os sexos e ainda um sanitário adaptado. O posicionamento do bar permite também a sua abertura fora do período não letivo para dar apoio a todos os eventos culturais e desportivos que utilizem este equipamento», acrescenta.
Acrescente-se que criar-se-ão zonas de jardim e nos diversos pátios exteriores serão inseridas zonas verdes, por forma a garantir espaços de sombra. 
Em toda a escola, enaltece Amílcar Gonçalves, «está assegurada o acesso de pessoas com mobilidade reduzida com segurança, facilidade e sem barreiras arquitetónicas». 
Esta é mais uma das obras na área da Educação que o Governo Regional está a promover. Em curso está igualmente a construção da escola secundária do Porto Santo. E ainda neste mandato serão executadas obras de beneficiação nas escolas do Estreito de Câmara de Lobos, do Caniçal, do Porto da Cruz, no Paúl do Mar, na Angelo Augusto da Silva, na Lucinda Andrade, na Eleutério de Aguiar, do Caniço, das Figueirinhas e dos Louros. E construído imóvel para pré-escolar na Bartolomeu Perestrelo.



Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.