Eduardo Jesus referiu que se trata de uma organização de excelência, que “envolve todos os madeirenses”, e acentuou ser de saudar a transparência, em revelar os dados do investimento na prova e o consequente impacto económico e mediático, “algo que, por vezes, é pouco comum na nossa sociedade”.
O governante disse igualmente no Colégio dos Jesuítas, onde decorreu a apresentação do estudo de impacto económico e mediático da edição de 2019 do MIUT, que se trata de “um evento de grande sucesso”, que, “através dele, a Madeira é desejada”, e que tem o condão de unir concelhos em torno desta prova singular, que atravessa a ilha de uma ponta a outra.
A edição de 2019 do MIUT teve um impacto de 3,3 milhões de euros na economia regional o ano passado e gerou cerca de 1 milhão e 300 mil euros em termos mediáticos. O secretário regional referiu o facto de a prova ter multiplicado por 11 o investimento que foi feito.
A próxima edição do MIUT, a 12.ª, vai decorrer no dia 25 de abril. As inscrições já fecharam nos cinco percursos. Esgotaram em poucas horas na data de abertura.