A cegueira ou a baixa visão não são por si só um obstáculo à cultura, contudo são uma dificuldade importante na sua aquisição, pois as pessoas com estas limitações não recebem do mundo que as rodeia uma informação ampla e globalizada, a base para a maioria do conhecimento intuitivo. Deste modo, quando os professores integram na sua sala de aula alunos com estas caraterísticas deparam-se com inúmeras questões para as quais não têm resposta: Qual o âmbito das limitações sensoriais visuais? De que modo as limitações sensoriais visuais interferem no desenvolvimento e na aprendizagem? Como ensinar os alunos com estas dificuldades? Quais os recursos pedagógicos e/ou os produtos que podem auxiliar nas atividades de sala de aula? Como escolher o recurso adequado a cada situação?
A formação proposta, pretende responder sucintamente a estas questões e eventualmente a outras que surjam, iniciando com uma abordagem ao sistema visual e seu funcionamento, referindo as principais patologias e consequentes limitações visuais e apresentando estratégias e produtos de apoio que deverão adequar-se à singularidade de cada aluno.