O Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, e a presidente do Conselho de Administração das Sociedades de Desenvolvimento, Nivalda Gonçalves, estiveram no Parque Temático da Madeira, no âmbito do evento “O Natal Madeirense”.
“O Natal é um marco especial no calendário regional e por esse motivo o Parque Temático da Madeira pretende ser um impulsionador da preservação das tradições, principalmente as que evidenciam particularidades únicas”, salientou Nivalda Gonçalves.
Atualmente a Sociedade de Desenvolvimento do Norte da Madeira está a desenvolver um Projeto de Reconversão, no valor de cerca de 1,5 M€, que teve como principal objetivo a valorização desta infraestrutura, contribuindo assim para a proteção, promoção e desenvolvimento do património cultural, valorização da beleza natural da Região, bem como, para a qualificação dos elementos diferenciadores, melhorando as condições de rentabilidade do espaço e otimizando a exploração deste grande recurso turístico e cultural da RAM.
Este projeto, do Instituto de Desenvolvimento Regional (85% de comparticipação de fundos comunitários), abrangeu diversas vertentes, como obras de valorização das atrações existentes, criação novos espaços, aquisição de equipamentos, vídeos e ainda o lançamento de uma nova estratégia de promoção e divulgação do património natural e etnográfico.
Em relação à valorização do espaço, foi reforçada a presença da identidade madeirense, com a apresentação de quatro Casas Típicas de Santana, um Moinho do Porto Santo, a criação de rotas etnográficas (por exemplo, do trigo e vimes), recriação das profissões tradicionais, confeção de iguarias tradicionais e a possibilidade de participação do visitante nas tarefas diárias de outrora.
Atualmente estão a ser revitalizados os pavilhões com a introdução de novas atrações e conteúdos, entre os quais a criação de uma sala polivalente, revitalização dos ateliês, reconversão do Pavilhão nº 4 numa atração infanto-juvenil, revitalização dos pavilhões 1 e 2, lançamento de uma nova viagem fantástica e ainda a criação de um roteiro de flores. Apostaram também numa nova Estratégia de Promoção e Divulgação com o renascimento da Marca (rebranding), maior promoção e divulgação das atrações do parque, maior divulgação nos diversos mercados turísticos e participação em eventos culturais de divulgação do destino Madeira.
“O Governo Regional apostou neste Projeto de Reconversão do Parque Temático da Madeira por reconhecer o grande valor desta infraestrutura em termos culturais, como forma de divulgar os nossos costumes e tradições, não apenas aos turistas, como também aos madeirenses e porto-santenses, que diariamente visitam este local”, referiu Pedro Fino.
Recorde-se que as entradas nas áreas comuns do Parque Temático da Madeira passaram a ser gratuitas desde outubro de 2018, precisamente para atrair mais visitantes a este espaço de excelência no concelho de Santana.
O Parque Temático da Madeira, da responsabilidade da Sociedade de Desenvolvimento do Norte, S.A., foi inaugurado em 2004, contando já com 16 anos de existência.