Pesquisar

Reabilitação e restauro do Convento de Santa Clara

Candidatura FEDER Madeira 14-20 28-02-2019 Turismo e Cultura
Reabilitação e restauro do Convento de Santa Clara

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Designação do projeto: Reabilitação e restauro do Convento de Santa Clara

Código do projeto: M1420-05-2114-FEDER-000018

Objetivo principal: Promover o ambiente e  promover a eficiência dos recursos

Região de intervenção: Região Autónoma da Madeira

Entidade beneficiária: Secretaria Regional do Turismo e Cultura

 

Data de aprovação: 05-02-2019

 

Data de início: 10-05-2016

Data de Conclusão: 31-05-2023

Custo total elegível - 2.342.499,10 EUR

Apoio Financeiro da União Europeia: FEDER – 2.136.761,41 EUR

Apoio Financeiro Público Regional: OR – 205.737,69 EUR

 

A Igreja e Convento de Santa Clara constitui um dos mais importantes testemunhos do património cultural e histórico da Região, encontrando-se classificada como Monumento Nacional desde 1940. Construído no período manuelino (séc. XV), este convento é um imóvel gótico tardio que, apesar das profundas transformações a nível artístico e arquitetónico ocorridas nos séc.s XVII e XVIII, em plena época barroca, conserva ainda testemunhos da sua traça primitiva.

O projeto tem por principal objetivo a preservação do monumento atendendo ao seu valor histórico e patrimonial, no que diz respeito aos elementos construtivos, arquitetónicos e artísticos, travando os processos de degradação que têm vindo a agravar-se nos últimos anos e permitindo a sua salvaguarda para as gerações futuras. Por outro lado, o projeto assenta também na valorização do monumento através do seu conhecimento, com a redefinição do circuito de visita de forma a garantir a correta leitura dos vários espaços e o melhor entendimento da sua história no contexto mais alargado da expansão marítima portuguesa e do desenvolvimento socioeconómico do arquipélago, assim como com a dinamização de atividades culturais e disponibilização de conteúdos a todos os visitantes através da produção de um guia bilingue.

 

Este projeto prevê as seguintes fases:

1. Beneficiação global da Igreja e Convento de Santa Clara, nomeadamente no que diz respeito aos elementos construtivos e arquitetónicos dos edifícios e espaços integrados no novo circuito de visita;

2. Conservação e restauro do património artístico, móvel e integrado, designadamente pintura, talha, escultura e azulejaria;

3. Divulgação, através da produção de um guia bilingue, incluindo o design, a tradução, e a impressão de exemplares.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.