Pesquisar

Eduardo Jesus sublinha crescimento das doações ao ABM

O Secretário Regional de Turismo e Cultura enalteceu ontem a doação de Jorge Nuno Soares Gordon do Arquivo fotográfico de Augusto João Soares, de quem é neto. Eduardo Jesus considerou que as doações “significam bastante para o Arquivo e Biblioteca da Madeira”. 25-05-2021 Turismo e Cultura
Eduardo Jesus sublinha crescimento das doações ao ABM

O governante referiu que este “desprendimento de objetos significa uma generosidade muito grande e permite colocar o património à disposição de mais pessoas”, destacando o facto do acesso a este espólio abrir a porta a todos para “evoluir no conhecimento”.

Na realidade, ontem, a Secretaria Regional de Turismo e Cultura assinou, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, um auto de doação Jorge Gordon, consubstanciado em 154 provas fotográficas a preto e branco, de 1927 à década de 1940, com registos da ilha da Madeira e do Porto Santo, sobretudo, paisagens e quotidiano. Inclui fotografias da manufatura da obra de vimes na Camacha, das primitivas casas nas Queimadas em Santana, das tosquias no Paul da Serra, de procissões e de cortejos na cidade do Funchal.

O Secretário Regional de Turismo e Cultura sublinha que o Arquivo e Biblioteca da Madeira foi das melhores decisões tomadas na autonomia relativamente ao investimento para a preservação da memória, que é coletiva, reforçando que tudo o que chega ali como última morada recebe o melhor dos tratamentos.

O governante fez notar ainda que a partir do momento em que se começou a dar visibilidade aos autos de doação “foram cada vez mais as doações que aconteceram. E não foi para que as pessoas aparecessem numa fotografia. Foi porque se reviram no processo e na forma como se trabalha no arquivo”.

Ao concluir a sua intervenção, Eduardo Jesus frisou ainda este gesto que merece um reconhecimento público, porque as pessoas estão a cumprir um enorme serviço público à Região".

Augusto João Soares nasceu na freguesia de Santa Luzia em 1885, e faleceu em 1970, na sua residência, ao caminho de Santo António. Casou, em primeiras núpcias, com Índia Álvares de Sá, em 1916. Deste casamento nasceram as suas três filhas: Maria Nery Sá Soares, Celina Áustria de Sá Soares e Carolina Isabel Sá Soares. Casou, em segundas núpcias, com Maria Vera da Conceição Pereira Rodrigues, em 1934.

Foi comerciante, tendo feito parte, entre 1926 e 1930, da firma "Soares & C.ª", detentora do estabelecimento "Companhia Portuguesa de Bordados".

Em 1938, foi co-fundador da firma "Soares, Pereira & C.ª L.da", que se dedicava ao ramo das comissões e consignações.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.