Pesquisar

Secretaria Regional de Turismo e Cultura assina protocolo com a Diocese do Funchal

A Diocese do Funchal e a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, formalizaram um protocolo no âmbito da preservação, salvaguarda e divulgação do património documental daquela Diocese 22-06-2021 Turismo e Cultura
Secretaria Regional de Turismo e Cultura assina protocolo com a Diocese do Funchal

A Diocese do Funchal e a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, formalizaram um protocolo no âmbito da preservação, salvaguarda e divulgação do património documental daquela Diocese. A cerimónia contou com a presença do Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus e de D. Nuno Brás, Bispo do Funchal.

No quadro deste protocolo pretende-se iniciar diversos projetos com o envolvimento da DRABM, sendo o primeiro a digitalização da biblioteca histórica da Cúria Diocesana. Esta biblioteca, composta por várias centenas de volumes com datas de edição entre os séculos XVI e XIX, será ainda integrada no Catálogo Coletivo de Bibliotecas da Madeira (CCBM), gerido pela DRABM no âmbito da coordenação da Rede Regional de Bibliotecas. Após a sua digitalização, as réplicas digitais dos exemplares da biblioteca histórica da Cúria Diocesana ficarão disponíveis em contexto virtual naquele catálogo. Recorde-se que o CCBM é um catálogo colaborativo que tem o objetivo de valorizar o património bibliográfico regional através da integração, divulgação e localização de toda a informação documental bibliográfica das bibliotecas da Região Autónoma da Madeira.

Na ocasião, o Secretário Regional de Turismo e Cultura referiu “que a relação que existe e a cooperação e a parceria que existem entre o Governo Regional e a Diocese tem permitido a produção de um trabalho que é qualificado, de um trabalho que é necessário para nos encontramos com as nossas origens e para percebermos bem o nosso passado”.

O governante considerou que “esta relação permite conquistar memória, entusiasmar a investigação, a democratização do acesso a esta informação, sendo, por isso, de elevada responsabilidade e o maior serviço que podemos prestar à Região”.

“Estamos a homenagear o nosso passado, a relembrar a nossa história, mas estamos sobretudo a investir no nosso futuro”, frisou Eduardo Jesus.

“Não há possibilidade nenhuma de sermos melhores, conhecermos melhor no futuro, se não conhecermos convenientemente o nosso passado e a DRABM têm permitido esse trabalho.

As várias iniciativas da SRTC através da DRABM têm permitido granjear uma confiança cada vez mais crescente e sólida junto da nossa sociedade, sociedade essa que não se pode dissociar da Diocese – não há História da Madeira sem a História da Diocese”, acrescentou o Secretário Regional.

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.