Pesquisar

Governo Regional promove conferência sobre as figuras de proa Red Jacket e Rainha Hermínia.

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura promove a conferência “Conservação e restauro de duas figuras de proa: Red Jacket e Rainha Hermínia”. 24-07-2021 Turismo e Cultura
Governo Regional promove conferência sobre as figuras de proa Red Jacket e Rainha Hermínia.

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, no âmbito da iniciativa “Dar a ver”, promove no próximo dia 27/07, às 18h, no Museu Quinta das Cruzes (sala 12), a conferência “Conservação e restauro de duas figuras de proa: Red Jacket e Rainha Hermínia”, sobre a intervenção de Conservação e Restauro das figuras de Proa Red Jacket e Rainha Hermínia. Contará com a presença de Elsa Murta, responsável por estes trabalhos.

Uma das figuras de ornamentação, do navio Red Jacket, acerca do qual a Secretaria Regional de Turismo e Cultura lançou recentemente o livro “Memória do Red Jacket”, da autoria de Fátima Abreu, a partir de documentos inéditos e variados. Um trabalho que dá a conhecer a história deste veleiro, o contexto marítimo insular e a relevância do porto do Funchal. O veleiro do século XIX acabaria os seus dias nos mares da Madeira, deixando-nos a sua figura de proa, uma escultura de madeira representando Otetiani, chefe índio Seneca, nativo ameríndio e figura proeminente como defensor dos interesses da sua tribo,

Estamos a divulgar o nosso património cultural e a dar a oportunidade a quem assistir à conferência, para conhecer a minúcia e técnica necessárias com estas intervenções, realizadas sempre com o objetivo de preservar um bem que nos é precioso”, refere o Secretário Regional de Turismo e Cultura ao DN. 

Em relação às duas obras de escultura que serão objeto da conferência de Elsa Murta, Eduardo Jesus destacou a recente obra literária lançada recentemente no Museu Quinta das Cruzes “Red Jacket” e que “poderemos agora conhecer detalhadamente os trabalhos de restauro da figura de proa do veleiro. Com estas iniciativas e tal como preconiza o Programa do Governo, estamos a salvaguardar, a promover e a divulgar a nossa herança cultural, ao mesmo tempo que prosseguimos as medidas impulsionadoras de um papel criador e contemporâneo nas prioridades das políticas e estratégias para o setor da Cultura”.

O governante sublinha ainda que “os trabalhos de conservação e restauro dos tetos mudéjares bem como as obras de reabilitação e restauro do Convento de Santa Clara, que tudo aponta para que estejam concluídos em 2021 e 2022 respetivamente, são uma referência do património edificado e que demonstram o empenho e a atenção do Governo Regional às intervenções na área da Cultura”.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.