Pesquisar

Aragão a partir de registos fílmicos: a liberdade de experimentar

A terceira e última sessão do ciclo tem lugar no sábado, dia 2 de outubro de 2021, na Fortaleza de São João Baptista do Pico. Parte da projeção do registo em vídeo Poeta do Olhar (2010), da autoria de Luís Tranquada, seguindo-se uma conversa informal com os artistas António Dantas, António Rodrigues que conviveram diretamente com Aragão, e a atriz Maria José Assunção da Contigo Teatro, que levou à cena a peça de teatro Desastre Nu. 30-09-2021 Turismo e Cultura
Aragão a partir de registos fílmicos: a liberdade de experimentar

No âmbito das Comemorações do Centenário de Nascimento de António Aragão a Secretaria Regional de Turismo e Cultura promove uma série de três conversas sobre a liberdade de experimentar em António Aragão a partir da projeção de registos fílmicos. A terceira e última sessão do ciclo tem lugar no sábado, dia 2 de outubro de 2021, na Fortaleza de São João Baptista do Pico. Parte da projeção do registo em vídeo Poeta do Olhar (2010), da autoria de Luís Tranquada, seguindo-se uma conversa informal com os artistas António Dantas, António Rodrigues que conviveram diretamente com Aragão, e a atriz Maria José Assunção da Contigo Teatro, que levou à cena a peça de teatro Desastre Nu.

A conversa é moderada por Ana Gandum, programadora do presente ciclo, e aborda a influência de Aragão nos artistas com quem conviveu ou que se inspiraram na sua obra ou gesto nas suas próprias criações.

 

A entrada é livre, mediante inscrição através do email fortaleza.producao.p@gmail.com

Não é necessário a apresentação de teste antigénio.

 

Sobre António Aragão

António Manuel de Sousa Aragão Mendes Correia nasceu em São Vicente. Licenciou-se em Ciências Históricas e Filológicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e diplomou-se em Biblioteconomia e Arquivística pela Universidade de Coimbra. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo estudado Etnografia na Universidade de Paris, onde fez estágio de Museologia. Frequentou o Instituto Central de Restauro, em Roma, especializando-se em restauro de obras de arte. Foi diretor do Arquivo Distrital do Funchal/Arquivo Regional da Madeira, tendo publicado diversas obras sobre história, urbanismo e etnografia do Arquipélago da Madeira.

A sua produção artística inclui pintura, poesia, ficção e teatro.

 

Sobre o documentário

Título: Poeta do Olhar

Autor: Luís Tranquada

Ano: 2010

Duração: 20 min


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.