Pesquisar

Vela é importante para a afirmação da Madeira como destino ativo

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, esteve presente na entrega de prémios do Campeonato da Madeira de Cruzeiros 2022, esta segunda-feira, no Centro Náutico de São Lázaro, no Funchal. 27-04-2022 Turismo e Cultura
Vela é importante para a afirmação da Madeira como destino ativo

Organizada pela Associação Regional de Vela da Madeira (ARVM), com o apoio dos clubes associados, a competição, que constitui a prova rainha para a classe cruzeiro, reuniu cerca de 80 participantes e 10 embarcações, abrangendo jovens que vêm da vela ligeira até velejadores de mais de 60 anos.

A prova decorreu este fim-de-semana no campo de regatas na costa sul da Madeira.

Ao usar da palavra na cerimónia, Eduardo Jesus começou por felicitar a realização de mais este campeonato regional, o empenho dos órgãos sociais da ARVM na sua organização e igualmente as tripulações que participaram nas provas.

O governante sublinhou a importância do campeonato e também que aconteça muito mais prática de vela ao longo do ano.
O Secretário Regional referiu que a Madeira se afirma como um destino ativo, que não significa apenas promovê-la como tal. “É preciso que haja essa atividade. E, no mar, depende muito da atividade da vela a capacidade da Região se posicionar internacionalmente como um destino onde isto acontece”, realçou.

Desta forma, refere que “recai sob a responsabilidade da Associação Regional de Vela da Madeira esta responsabilidade, que é, naturalmente repartida pelos 360 associados”.

Eduardo Jesus enalteceu ainda o facto das tripulações que participaram nas provas de sábado a segunda-feira contarem com a participação de jovens. Entende que essa realidade “constitui a aposta mais séria que se pode fazer na prática da vela. Se não existisse esta aposta nos mais novos teríamos hipotecado o futuro desta atividade”.

A concluir, o governante felicitou os vencedores do campeonato assim como todos os que participaram que “deixaram um forte contributo que merece o nosso reconhecimento e gratidão”.

O título de Campeão Regional foi para o barco ‘Cash-a-lot’, de Vítor Nóbrega. Na segunda e terceira posições ficaram, respetivamente, os iates ‘Pimpas’, de Francisco Pontes, e ‘Ayé’, de Sérgio Jesus.

Por Classes, o ‘Cash-a-lot’ venceu na categoria ORC A, o ‘Pimpas’ ganhou a ORC B, e o ‘Solitude’ foi o primeiro na classe Promoção, de João Vasconcelos e Sá.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.