Pesquisar

Porto Santo recebe Conferência Internacional

Iniciativa que se realiza a 19 e 20 de setembro é organiza pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura e está enquadrada nas comemorações do V Centenário da Primeira Circum-Navegação 16-09-2022 Turismo e Cultura
Porto Santo recebe Conferência Internacional

O Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo recebe, nos próximos dias 19 e 20 de setembro, a conferência internacional “As Ilhas Atlânticas na Expansão Marítima De Porto Santo ao Planeta Oceano”. Organizada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, e pela Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães, a iniciativa conta também com o apoio da Câmara Municipal do Porto Santo.

Enquadrada nas comemorações do V Centenário da Primeira Circum-Navegação e por meio de diferentes perspetivas de especialistas oriundos de diversos países, esta conferência constitui-se como uma oportunidade de, a partir da ilha do Porto Santo, conhecer e entender o papel estratégico das ilhas atlânticas no âmbito da expansão marítima realizada a partir do século IV que nos permitiu conhecer a realidade da dimensão do nosso mundo, da humanidade, dos seus povos e das suas diferentes culturas.

No evento estarão em foco diversos temas, sob a forma de conferência (“A Ilha Desconhecida. Mar da Madeira, mar de Porto Santo”, “Ciência náutica na expedição de Fernão de Magalhães”, “Cem anos que mudaram o mundo: o descobrimento da Terra por portugueses e espanhóis até à viagem de Fernão de Magalhães” e “Magalhães e a descoberta do planeta azul”) ou painéis (“Macaronésia”, “As viagens atlânticas e o primeiro mundo global” e “Antonio Pigafetta como inspiração para Literatura de Viagem”)

A iniciativa conta com a participação de investigadores regionais, nacionais e internacionais, nomeadamente provenientes de Portugal, Espanha, Uruguai, Cabo Verde e Argentina. De Portugal estarão presentes José Eduardo Franco, Henrique Leitão, José Manuel Garcia, Rita Rodrigues, Ana Paula Laborinho, Joana Lima, Cláudia Faria e João Paulo Oliveira e Costa.

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, marca presença na sessão de encerramento do evento, no dia 20 de setembro, pelas 16 horas.

Refira-se ainda que esta conferência foi classificada como Ação Formativa pela Direção Regional de Cultura (https://digital.madeira.gov.pt/interagir/Forma%c3%a7%c3%a3o/tabid/212/mid/805/m494f/c355l0-0ic522li4082-0/Default.aspx?ctl=Crud.Acoes&ContainerSrc=%5bS%5dContainers%2fGRM_Interagir_CntLaranja%2fCnt_Inf_D1_Edicao).


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.