Pesquisar

Guia de Arquitetura permite uma fruição diferente do património

Eduardo Jesus enaltece obra apresentada recentemente pela Secção Regional da Madeira da Ordem dos Arquitetos 28-01-2023 Turismo e Cultura
Guia de Arquitetura permite uma fruição diferente do património

A partir de agora, residentes e visitantes, têm a oportunidade de conhecer o Funchal sob o ponto de vista da arquitetura urbana, nomeadamente, das 15 obras essenciais que marcaram o período do século XIX. Este é o objetivo do ‘Guia de Arquitetura Funchal | Século XIX | 15 Obras Essenciais’, editado pela Secção Regional da Madeira da Ordem dos Arquitetos (SRMAD) e da autoria de Rui Campos Matos e Daniela Alcântara, que foi lançado na última semana no Teatro Municipal Baltazar Dias.

Neste guia são mostradas, de forma diferente, obras arquitetónicas emblemáticas da cidade do Funchal e do arquipélago e datadas do século XIX, como é o caso do Teatro Municipal Baltazar Dias, do Hospício Princesa Dona Maria Amélia, da Quinta das Angústias (atual Quinta Vigia), do Jardim Municipal e da Ponte Monumental, entre outros. No total são apresentadas 15 obras, na sua maioria projetadas por arquitetos ingleses, “numa época em que a burguesa cidade do Funchal teve necessidade de desenvolver estes importantes equipamentos adequados ao Modus Vivendi oitocentista”, explica Susana Gouveia Jesus, presidente da SRMAD, acrescentando que, no âmbito das atribuições desta Secção Regional, que visam contribuir para a defesa e promoção da arquitetura, há o objetivo expresso de promover a edição de publicações que contribuam para um melhor esclarecimento público das implicações e relevância da arquitetura.

A responsável afirma que para a SRMAD “é de suma importância facultar esta informação, tanto aos nossos visitantes, como aos que diariamente habitam e frequentam estes edifícios, sendo que estes exemplos arquitetónicos, assim como os que já estão patentes no Guia de Arquitetura do século XX editado em 2020, consubstanciam a nossa entidade como ilha atlântica multicultural que valoriza o seu património e que foi, de certo modo, bastante mais visionária em relação a outras regiões do país”. “Que este legado possa continuar, em suporte físico, e ficamos muito satisfeitos pelo próximo Guia que já está na forja, e que versará sobre o século XXI”, acrescenta a responsável.

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, que marcou presença na sessão de apresentação da obra, enalteceu a iniciativa da SRMAD que deu origem a este guia (assim como ao anteriormente lançad0), que vem enriquecer e contribuir para o conhecimento da arquitetura regional. “O lançamento deste guia permite-nos sistematizar a informação relativamente à arquitetura e à história da edificação na Região Autónoma da Madeira, sendo que essa sistematização permite uma fruição diferente do património”, sublinha o governante.

“Por um lado, a inventariação apresentada neste guia desperta, naturalmente, a atenção sobre esse mesmo património e o conteúdo que esta obra oferece, sob o ponto de vista da descrição dos equipamentos aqui apresentados, é também uma forma de divulgação”, refere. Além disso, “e por outro lado, o facto de termos já dois guias, um do século XIX e outro do século XX, vem facultar à população residente em geral e aqueles que nos visitam, uma informação que está devidamente estudada, organizada, documentada, e que nos ajuda a compreender a presença do Homem neste território”.

Eduardo Jesus ressalva ainda a leitura histórica da fruição social dos espaços, da importância económica que estes equipamentos urbanos tiveram (e têm). “Este guia é, ao fim e ao cabo, uma forma diferente de contar a história da Madeira através do seu património edificado”, acrescenta.

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.