Pesquisar

Festival da Natureza diversifica oferta de eventos na Madeira

O Festival da Natureza começa esta terça-feira na Madeira e no Porto Santo, prolongando-se até o próximo domingo. Tanto na serra, como no ar ou no mar, as escolhas são muitas na vasta programação. 03-10-2023 Turismo e Cultura
Festival da Natureza diversifica oferta de eventos na Madeira

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, refere que estamos perante um evento que “promove a animação turística no âmbito da natureza incentivando a prática de atividades que permitem o contacto direto com o património natural da Região Autónoma da Madeira. É uma proposta diferente do destino Madeira que complementa, na perfeição, a oferta que programamos ao longo de todo o ano no sentido de abrangermos todos os públicos, quer de residentes, quer de quem nos visita”.

Na edição deste ano, destaque para as Palestras da Natureza, que decorrerão no dia quatro, entre as 10 e as 12h30, no Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira.

Serão três conversas dirigidas a estudantes, profissionais de turismo, nomeadamente de agências de viagem, empresas de animação turística e hotelaria, entre outros: “A atividade de Canyoning na ilha da Madeira”, por Duarte Silva, do Clube Naval do Seixal; “A Candidatura das Levadas da Madeira a Património Mundial Cultural da UNESCO”, por Susana Fontinha, da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, e “Apresentação do Centro de Clyclin’ Portugal Porto Moniz”, por Alexandre Andrade, do Clube Naval do Seixal.

O programa inclui, igualmente, o Madeira Ocean Challenge, constituído por diversas iniciativas de canoagem (de quatro a seis de outubro), em diversos pontos da Madeira. Promovido pela Associação Regional de Canoagem, tem como objetivo proporcionar um evento de qualidade e desafiante e, ao mesmo tempo, potenciar o turismo de natureza via eventos com dimensão mundial, dirigido a diferentes públicos, escolar, visitantes e residentes. A abertura será às 19 horas, do dia quatro, no Centro Náutico de São Lázaro, com atuações musicais.

De regresso ao Festival da Natureza está o Wanderlust 108 Madeira, no domingo, dia oito, no Parque de Santa Catarina, entre as 8h30 e as 18h30. Trata-se do maior evento de yoga e lifestyle do mundo e o único triatlo mindful do mundo. Nesta segunda edição, haverá muito a acontecer, desde talks e workshops em espaços temáticos, passando por atividades no relvado como hula hoop, yoga aéreo e acroyoga, ao mercado de alimentação saudável e artesanato e uma zona de restauração.

Referência para o Silent Yoga Party, uma fusão de yoga e música que abarca o conceito de silent disco. Esta iniciativa traduz-se em 90 minutos de yoga, seguidos de música ao som de um DJ para dançar até ao cair da noite. A festa é feita com auscultadores sem fios neonlit que anulam o ruído e as distrações do mundo exterior. Uma experiência imersiva e um conceito inovador que já é uma tendência um pouco por todo o mundo.

Está agendado para a 5.ª feira, no Porto Santo, na praia, junto ao cais, pelas 19 horas. Volta a realizar-se no sábado, às 18 horas, na Madeira, na praia do Seixal.

No sábado, dia sete de outubro, pelas 15 horas, o artista Hugo Wittmann fará uma atuação interativa com cerca de 50 tambores, na Bica da Cana, no âmbito do Madeira Hiking Meeting, iniciativa que acontece nesse mesmo dia, entre as 8 e as 16 horas, na Bica da Cana. Trata-se de uma atividade que convida a fazer uma caminhada nos trilhos da ilha da Madeira, culminando com um almoço-convívio e a troca de experiências entre pedestrianistas.

De referir que estão calendarizadas muitas experiências ao longo dos dias: Gaitada na Baixa (Ponta do Sol); Visita guiada à adega de sidra (Camacha); Canoagem (Funchal e Calheta); Caminhada no Chão da Ribeira (Seixal); Orientação no Pico das Pedras (Santana); Passeios de barco (Câmara de Lobos e Funchal); Visita às Vinhas do Tico (Porto Moniz); Andando & Contemplando (Rabaçal) e Experiências náuticas (Porto Moniz).

Além disso, na quarta-feira, haverá Cine Nature, pelas 19h30, no Seixal, no sítio do Penedo, com a exibição, em ecrã gigante, do documentário regional “Rota do Contrabando”. E, na quinta-feira, no EcoMusicalis Oriens, André Santos dará um concerto na Bica da Cana, pelas 7h45.

Mais informação detalhada acerca de todas estas atividades, que constituem o Festival da Natureza 2023, evento da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, promovido pelo Clube Naval do Seixal e pela RETOIÇA – Associação Cultural, Desportiva e Recreativa, pode ser vista através do seguinte link: festivaldanatureza.pt.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.