Pesquisar

Indústrias criativas são oportunidades de realização, mas também, de emprego

Paula Cabaço incentiva jovens a apostarem na criatividade 03-05-2019 Turismo e Cultura
Indústrias criativas são oportunidades de realização, mas também, de emprego

«A criatividade é, sem dúvida, o grande elemento diferenciador do século XXI e será, ainda mais, no futuro, porque é, precisamente, o que a máquina não consegue reproduzir». Esta foi uma das mensagens deixadas, hoje, pela Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, na cerimónia de encerramento da 3ª edição da Semana das Artes dos Antigos Alunos da APEL. Oportunidade em que, dirigindo-se aos alunos, lançou o apelo para que estes continuem a desenvolver os seus talentos e a sua aprendizagem artística, fundamental nos dias que correm e na preparação de um futuro «onde a emoção e a criatividade marcarão a diferença, também do ponto de vista profissional».

«No futuro, teremos aquilo que pode ser feito de forma indiferenciada e por qualquer pessoa, mas, também, aquilo que mais ninguém consegue substituir ou imitar porque é inigualável e parte de nós, que é a nossa capacidade de criar e de compor, nas mais diversas áreas, seja na música, no teatro, na dança ou nas artes plásticas», disse, na ocasião, a governante, reforçando as novas oportunidades que, hoje, o processo criativo, associado à produção artística, pode garantir aos mais jovens, traduzindo a realização pessoal de cada um deles mas, também, a profissional.

Oportunidades diretamente ligadas às indústrias criativas que passam, entre outras áreas, pelo design, pelo multimédia e tecnologia ou, mesmo, pelo cinema e fotografia, «onde os mais jovens podem começar, desde já, a preparar o seu futuro e as suas carreiras, sendo empreendedores e marcando a diferença», sublinhou.

Felicitando a Escola pelo seu extraordinário papel ao nível do desenvolvimento artístico destes jovens, Paula Cabaço, nesta sua deslocação, teve, ainda, a oportunidade de descerrar um painel escultórico alusivo às Comemorações dos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e Porto Santo, da autoria dos alunos do 10º ano de Artes Visuais, realizado sob a orientação técnica do escultor Luís Paixão. Painel que, conforme disse, «representa o verdadeiro espírito desta celebração, ao envolver cada contributo nesta grande homenagem que estamos a fazer, conjuntamente, aos seis séculos da nossa história».


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.