Pesquisar

Sucesso das Políticas Públicas de Promoção do Livro e da Leitura

"Literata- 30 Anos de Literatura na Madeira" 03-06-2019 Turismo e Cultura
Sucesso das Políticas Públicas de Promoção do Livro e da Leitura

Na sessão de abertura do “Literata - 30 Anos de Literatura na Madeira”, que hoje decorreu na Reitoria da Universidade da Madeira, a Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, destacou o sucesso da aposta pública em políticas que promovem e reforçam os hábitos de leitura na Região.

Nesse sentido, a governante relembrou os números apresentados recentemente no Dia Mundial do Livro e que mostram, precisamente, que há um aumento significativo do número de leitores.«Em 2018, o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) registou cerca de 30.000 utilizadores, nas suas salas de leitura e na biblioteca e emitiu mais de 1.500 novos cartões de leitor, renovando o seu público-alvo. Ano em que cresceu 36,5% no que se refere ao número de livros emprestados (empréstimo domiciliário, escolar e institucional), face a 2017 – num total de 29.589 publicações – existindo, neste momento, mais de 90 mil livros disponíveis para empréstimo à população, nas suas diferentes faixas etárias», adiantou Paula Cabaço.

 Ainda no que se refere à comunicação e promoção do livro, conforme os números apontados pela Secretária Regional do Turismo e Cultura «foram realizadas, em 2018, 213 acções que envolveram, no total, mais de 5. 530 participantes, acções que também foram reforçadas, face a 2017, para corresponder à procura», sendo que várias delas se realizaram em contexto exterior.

 Note-se ainda que 2016 e 2018, foram emprestados, pela instituição, 66.019 livros, num universo de 80.183 leitores, o que equivale a crescimentos de 66,5% e de 8,2%, respetivamente. Acresce referir que, também neste espaço de tempo, foram consultados 113.432 livros presencialmente no ABM, número que só não é maior devido à crescente procura que tem vindo a ser registada pela disponibilização online de documentos que, atualmente, já totaliza, na base de dados bibliográfica (plataforma PRISMA) 580.136 registos.

 Outro aspecto apontado por Paula Cabaço foi a importância das edições próprias da DRC e também dos 600 Anos, sendo que nestas, as editadas no ano passado, foram recentemente apresentadas em Lisboa durante a Feira do Livro entretanto a decorrer. 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.