Pesquisar

Eduardo Jesus realça valor patrimonial da fotografia

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, esteve presente, hoje na Sessão de Abertura do ‘Congresso Internacional: Fotografia e Viagem’, que decorreu no auditório da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas. 24-10-2019 Turismo e Cultura
Eduardo Jesus realça valor patrimonial da fotografia

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, esteve presente, hoje na Sessão de Abertura do ‘Congresso Internacional: Fotografia e Viagem’, que decorreu no auditório da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas.

No seu discurso, Eduardo Jesus realçou o valor patrimonial da fotografia como documento visual, registado através do olhar de fotógrafos profissionais e amadores, regionais, nacionais e estrangeiros, os testemunhos das gentes, da paisagem natural e humanizada deste arquipélago, “que importa divulgar e tornar acessível”.

O evento é uma organização da Secretaria Regional de Turismo e Cultura e vai debater, durante dois dias, a relação complexa entre fotografia e viagem, do século XIX ao início do século XX (até 1920), com um tema académico fundamental para entender a presença da fotografia no quotidiano. 

Decorrerá até amanhã e traz à Madeira quatro especialistas nas áreas da fotografia, da literatura de viagem e da antropologia, assim como um conjunto de cerca de 20 comunicações de investigadores de Espanha, França, Itália, Hungria e Turquia que desenvolvem trabalho teórico e teórico-prático no âmbito da fotografia.

O Congresso acontece no contexto da reabertura do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, que resultou de um trabalho de requalificação por parte do Governo Regional orçado em 1,7 milhões de euros.

O secretário regional referiu que o novo espaço museológico “registou, desde a sua reabertura, a 29 de julho do corrente ano, cerca de 5.000 visitantes.

Ao acervo da coleção original da família Vicente, foram acrescentados outros espólios de estúdios entretanto extintos. Reúne mais de 1 milhão e meio de negativos e positivos.”

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.