Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Governo Regional assinala online o Dia Mundial do Teatro

O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, continua a manter os seus museus com atividades online, no intuito de proporcionar às famílias e às crianças, a divulgação do acervo e espólio dos seus espaços. 27-03-2020 Turismo e Cultura
Governo Regional assinala online o Dia Mundial do Teatro

Esta sexta-feira, 27 de março, em Dia Mundial do Teatro, o Universo de Memórias de João Carlos Abreu, o Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira e o Museu de Fotografia da Madeira- Atelier Vicente´s, partilham nas suas plataformas digitais, memórias do teatro madeirense.

 

Universo de Memórias de João Carlos Abreu

 

Assim, o Universo de Memórias de João Carlos Abreu recorda a participação de João Carlos Abreu como autor, no Teatro Baltazar Dias, na peça “La Nonna”, da responsabilidade do grupo de amadores “Contigo Teatro”.

Já em junho de 2008, fez parte do elenco da peça “A Ceia dos Cardeais”, e, mais tarde, em 2014, a bordo do Lobo Marinho, participou na peça “Todo o Mundo é Ninguém”.

Estas participações, complementadas por textos introdutórios, estão disponíveis no facebook do museu: https://www.facebook.com/universodememorias/ .

 

Museu de Fotografia da Madeira

 

Por sua vez, o Museu de Fotografia da Madeira, assinala a data com a publicação de imagens dos antigos cenários do Teatro D. Maria Pia (atual Teatro Municipal Baltazar Dias), captadas entre 1888 e 1905.

Nas imagens do acervo do museu, podem ser observados os cenários de outrora, bem como acessórios e zonas do teatro e plateia: 

https://www.facebook.com/mfmvicentes/

 

Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira

 

Finalmente, o Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira disponibiliza, na sua plataforma, algumas fotografias do Teatro Baltazar Dias, desde a sua construção, até à montagem de cenários.

O Arquivo coloca, também para consulta, manuscritos de peças de teatro da dramaturga Maria Eugénia Rego Pereira: https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/details?id=119526

 

Secretário Regional homenageia

profissionais e amadores

 

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, aproveita esta efeméride, para homenagear os profissionais e amadores ligados ao teatro, recordando a sua participação nas festividades do Turismo, nomeadamente, nas exibições de teatro de rua, nos quadros vivos, e na criação do Amo-TEatro.

Para Eduardo Jesus, esta recolha feita pelos museus acima referidos, “vem proporcionar ao público, a consulta de documentos e registos fotográficos que marcam a história  do teatro na Madeira”.


Anexos

Descritores