Pesquisar

Governo Regional realiza festas da Flor e do Vinho da Madeira em setembro

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Turismo, decidiu reajustar o Calendário de Animação Turística 2020 em resultado da pandemia mundial do Covid-19 e todo o efeito que tem causado nos mercados emissores e no destino Madeira, realidade que impediu que decorresse conforme programado. 04-04-2020 Turismo e Cultura
Governo Regional realiza festas da Flor e do Vinho da Madeira em setembro

A primeira alteração no Calendário aconteceu com a decisão sensata de adiamento da Festa da Flor, que, conforme foi tornado público oportunamente, passou de maio para o próximo mês de setembro.

Esta recalendarização da Festa da Flor para o nono mês do ano fez com coincidisse com a Festa do Vinho da Madeira, que decorre anualmente neste mês das vindimas, pelo que a Secretaria Regional de Turismo e Cultura decidiu realizar os dois eventos em setembro, reorganizando toda a programação, conforme se pode ver no quadro em detalhe.

 

Evento

Setembro 2020

Dias da semana

Animação diversa na baixa da cidade do Funchal

De 3 a 27

5.ª feira a domingo

Cerimónia do Muro da Esperança

Dia 5

sábado

Grande Cortejo Alegórico da Flor

Dia 6

domingo

Madeira Flower Collection

De 12 e 13

sábado e domingo

Vindima ao Vivo no Estreito de Câmara de Lobos

Dia 12

sábado

Madeira Wine & Film Harvest

De 17 a 20

5.ª feira a domingo

Concertos da Flor

De 24 a 27

5.ª feira a domingo

 

O secretário regional de Turismo e Cultura considera que a junção do grande evento que constitui já a Festa da Flor, com a Festa do Vinho da Madeira, no mesmo mês, a título excecional e só para 2020, vai potenciar um momento muito importante para a Região a nível turístico. Eduardo Jesus entende que vai permitir que seja o grande momento de relançamento do destino Madeira junto dos mercados de origem de turistas, quer nacionais, quer internacionais. “O efeito pretendido decorre da necessidade de impor ao mercado um grande acontecimento que constitua a viragem de uma página face à crise em que nos fez mergulhar o Covid-19”, complementa.

O governante vai mais longe ao pretender que sejam eventos que “devolvam a confiança do mercado, o bem-estar e a alegria às pessoas, residentes ou visitantes”.

 

Festival do Atlântico 2020 cancelado

 

Outra nota a reter, tem a ver com a decisão da SRTC em cancelar a edição de 2020 do Festival do Atlântico, que, tal como nas edições dos anos anteriores, realiza-se sempre no mês de junho.

Na verdade, a realidade que ainda vivemos da pandemia do Covid-19 não se coaduna com a caraterística do Festival que, embora tenha a componente musical, o ponto alto é o espetáculo piromusical que decorre todos os sábados, com o lançamento de fogo-de-artifício, que, de certa forma, pretende evidenciar alegria e festa.

 

Mais eventos até o fim-do-ano

Quantos aos eventos calendarizados para os meses sequentes a setembro, seguirão a programação normal, a saber:

 

- Festival de Colombo, no Porto Santo, de 23 a 27 setembro (de quarta-feira a domingo);

 

- Festival da Natureza da Madeira, de 6 a 11 outubro (de terça-feira a domingo);

 

- Festas do Fim do Ano, de 1 de dezembro a 10 de janeiro (de terça-feira a domingo).

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.