Pesquisar

Museu Etnográfico da Madeira assinala Jornadas Europeias do Património 2020

Oficina "Do barro ao Acanto" 18-09-2020 Turismo e Cultura
Museu Etnográfico da Madeira assinala Jornadas Europeias do Património 2020

De 25 a 27 de setembro, decorrem as Jornadas Europeias do Património 2020, este ano subordinadas ao tema Património e Educação.

O Museu Etnográfico da Madeira, tutelado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, assinala a data com a oficina “Do barro ao “Acanto”, e que irá decorrer a 25 de setembro, das 10h30 às 12h00, sendo o público alvo, crianças e jovens.

A oficina está inserida no âmbito do projeto “Acesso às coleções em Reserva”, que visa proporcionar uma maior rotatividade das coleções do museu e da exposição semestral, patente ao público" Remates de telhado, na arquitetura madeirense".

Os Serviços Educativos irão dinamizar a oficina, com o objetivo de valorizar e sensibilizar para a importância da preservação do Património Cultural Material e Imaterial, de um saber-fazer que representa a herança cultural de gerações passadas. 

Pretende-se que os participantes, visitem a exposição e conheçam a origem dos remates de telhado na arquitetura madeirense, assim como, as figuras utilizadas e respetivas simbologias. Com esta oficina, irão também conhecer, a técnica de compressão do barro nos moldes em gesso (negativo), a fim de, dar forma ao remate de telhado denominado de “folha de acanto”.

As inscrições podem ser feitas até ao dia 22 de setembro de 2020, para o e-mail 

semuseuetnografico@gmail.com

 

Em declarações ao JM, o Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, releva a importância desta iniciativa dos Serviços Educativos do museu, “que irá constar do Portal Nacional das Jornadas do Património 2020, e que espelha a preocupação de transmitir aos mais jovens, a necessidade de preservar, manter e divulgar, o património rico que a Região Autónoma possui”. Os participantes, são convidados a visitar a exposição do precioso legado, os remates de telhado na arquitetura madeirense, compreender o simbolismo dos remates e sobretudo executarem uma das técnicas tradicionais da criação das figuras”. “Este um dos papeis primordiais e específicos deste museu, que nas suas atividades, agora presenciais, procura passar a informação de tradições ancestrais do património material  e imaterial da  nossa Região”.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.