Pesquisar

Secretaria Regional de Turismo e Cultura promove em 2021 Prémio John Dos Passos

O trabalho de organização do prémio, incluindo nomeação do júri e respetivo edital para abertura de concurso, está a ser ultimados pela Direção Regional da Cultura, sabendo-se que em 2021 o prémio será dedicado à Modalidade Literária. 10-01-2021 Turismo e Cultura
Secretaria Regional de Turismo e Cultura promove em 2021 Prémio John Dos Passos

Em declarações ao JM, Eduardo Jesus, Secretário Regional de Turismo e Cultura confirmou a realização da edição do Prémio John dos Passos 2021, este ano dedicado à Modalidade Literária.

 

O trabalho de organização do prémio, incluindo nomeação do júri e respetivo edital para abertura de concurso, está a ser ultimados pela Direção Regional da Cultura, sabendo-se que em 2021 o prémio será dedicado à Modalidade Literária.

 

O Prémio John Dos Passos, que adota o nome do grande escritor americano descendente de imigrantes portugueses da Madeira, foi criado pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, com a finalidade de homenagear o escritor homónimo e difundir a sua obra, rememorar as suas ancestrais ligações à Região e, simultaneamente, incentivar a produção literária e a investigação histórico-literária.

 

É uma iniciativa que se inscreve no âmbito do trabalho desenvolvido pelo Centro Cultural John Dos Passos, em homenagem e memória do escritor com o mesmo nome e da sua obra, cujos antepassados têm raízes na Ponta do Sol.

 

Nas palavras de Eduardo Jesus “É fundamental valorizar o potencial cultural e criativo contemporâneo, incentivando, também, a produção literária e a investigação histórico-literária. Este prémio viabiliza uma modalidade eficaz de apoio e de reconhecimento e é, simultaneamente, um meio para levar mais longe a memória e a obra do escritor John Dos Passos”.

 

Recorde-se que foi vencedor do Prémio John Dos Passos  - Modalidade Ensaio, o livro “O Século dos Prodígios – A Ciência no Portugal da Expansão, de Onésimo Teotónio Almeida, publicado pela Quetzal. Com esta distinção, o autor arrecadou sete mil e quinhentos euros. Devido ao atual contexto da pandemia, não foi possível contar com a presença do autor na Madeira para a cerimónia pública de entrega do Prémio, conforme estava inicialmente previsto.

 

De acordo com a informação avançada pelo Secretário da tutela, será mantido o valor para a edição do Prémio 2021. O galardão John Dos Passos premeia bienalmente, e de forma alternada, uma obra publicada em território nacional, e em língua portuguesa, com Registo de ISBN, nas seguintes modalidades:

 

Modalidade Literária - Prosa de Ficção (romance ou antologia de contos);

Modalidade Ensaio - Ensaio Histórico ou Literário.

 

O Prémio John Dos Passos, no valor de € 7.500,00 (sete mil e quinhentos euros), premeia obras publicadas no biénio anterior ao ano a que respeita.

 

Sobre o Professor Onésimo Teotónio Almeida

BIOGRAFIA

Estudou no Seminário de Angra do Heroísmo, bacharelou-se na Universidade Católica de Lisboa. Desde 1972 nos Estados Unidos, fez mestrado e doutoramento em Filosofia na Brown University, onde é catedrático no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros (foi seu diretor durante doze anos), no Wayland Collegium for Liberal Learning Renaissance and Early Modern Studies da mesma universidade, lecionando cursos interdisciplinares sobre valores e história cultural e das ideias.

Além de vários livros de ensaios, tem centenas de artigos dispersos que ultimamente tem reunido em volumes temáticos: De Marx a Darwin – a desconfiança das ideologias (2009, Prémio Seeds of Science 2010 para Ciências Sociais e Humanidades), O Peso do Hífen. Ensaios sobre a experiência luso-americana (2010) e Pessoa, Portugal e o Futuro (2014). Publicou ainda Utopias em Dói Menor – Conversas transatlânticas com Onésimo, conduzidas por João Maurício Brás (Gradiva, 2012).

No género de crónica e conto, as suas mais recentes coletâneas são Quando os Bobos Uivam (Clube do Autor, 2013), Aventuras de um Nabogador – Estórias em Sanduíche (Bertrand, 2007) e Livro-me do Desassossego (Temas e Debates, 2006). Onésimo. Português Sem Filtro (Clube do Autor, 2011) é uma antologia de cinco livros esgotados.

Colaborador permanente do Jornal de Letras, é membro da Academia Internacional de Cultura Portuguesa e da Academia da Marinha e Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro.

 

Sobre a obra vencedora do Prémio John dos Passos – Modalidade Ensaio

O Século dos Prodígios – A Ciência no Portugal da Expansão

 

Neste livro, Onésimo Teotónio Almeida presta especial atenção aos séculos XV e XVI, afastando-se de qualquer perspetiva nacionalista, na qual alguns historiadores portugueses incorrem, ora pecando por excesso, ao exagerarem as nossas pretensões em matéria de ciência, ora por defeito ao ignorarem o papel que de facto tivemos. Ao mesmo tempo, tenta corrigir a historiografia anglo-americana que não prestou a devida atenção ao ocorrido em Portugal nesse período. Com efeito, durante o final da Idade Média foram surgindo em Portugal sinais de um inovador interesse pela natureza e pelo conhecimento empírico dela, assim liderando um dos grandes momentos de viragem na História da Ciência.

Este livro é uma revisitação dos anos de ouro da história portuguesa: O Século dos Prodígios é a revelação de como no nosso país, durante o chamado período da Expansão, surgiu e cresceu um núcleo duro de pensamento e trabalho científico verdadeiramente pioneiro, sem o qual as viagens desses séculos teriam sido impossíveis.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.