Pesquisar

Máscaras do Mundo, no Universo de Memórias

“Máscaras do Mundo” é o título da exposição alusiva à época carnavalesca patente no Universo de Memórias João Carlos Abreu, de 8 a 19 de fevereiro. Esta é uma forma de destacar algumas coleções mais pequenas e específicas do acervo do espaço museológico. 07-02-2021 Turismo e Cultura
Máscaras do Mundo, no Universo de Memórias

“Máscaras do Mundo” é o título da exposição alusiva à época carnavalesca patente no Universo de Memórias João Carlos Abreu, de 8 a 19 de fevereiro. Esta é uma forma de destacar algumas coleções mais pequenas e específicas do acervo do espaço museológico.

Apesar da máscara ser um dos elementos mais importantes do Carnaval, ela é usada nas diversas culturas desde os primórdios da humanidade com diferentes significados e utilizações. Será, pois, dado destaque nas visitas guiadas às 45 máscaras provenientes dos quatro cantos do mundo.

A exposição terá também a particularidade de ser acessível online através da plataforma “Cultura Madeira”:

https://cultura.madeira.gov.pt/

Em declarações ao JM  o Secretário Regional de Turismo e Cultura  considera que esta exposição “representa parte das muitas viagens que João Carlos Abreu realizou e que traduzem a vivência de uma personalidade ligada às Artes e à Cultura”. “Visitar o Universo de Memórias é uma experiência única, numa casa de finais do século XIX e cujas coleções em boa hora João Carlos Abreu colocou à disposição da comunidade, refletindo as quatro décadas de um percurso ao serviço do turismo da Região”, frisou Eduardo Jesus complementando que num mês em que se assinala o Carnaval no calendário “iniciativas como estas permitem manter a chama acesa de um evento que há muitos anos faz parte do calendário anual de animação turística da Direção Regional do Turismo”.

De referir que cada uma das máscaras em exposição representa vários locais do mundo que João Carlos Abreu visitou. Por isso, contam histórias e falam de lugares onde as máscaras são utilizadas em rituais, em cerimónias, em caças, em festividades e em guerras.

Profanas ou sagradas, as máscaras do Universo de Memória conduzem por caminhos do mundo. São recordações que acompanham o regresso dos viajantes: uma miniatura de uma máscara de demónio, usada no Khon tailandês; a máscara de um buda em metal dourado; uma miniatura das gigantes máscaras barong usadas em danças, no Bali; máscaras batique em madeira pintada, máscaras de madeira e couro que nos trazem o cheiro e o sol quente de África, e máscaras que evocam o requinte das festas italianas.

Desta forma o Carnaval de 2021 é uma oportunidade para dar visibilidade a esta coleção, sendo que, através dela, neste labirinto de memórias (ou de paixões) que constitui o Universo, a equipa daquele Centro Cultural propõe uma viagem pelo mundo.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.