Pesquisar

"Quebranto"

Salão Nobre da Assembleia Municipal do Porto Santo 28-04-2022 Turismo e Cultura
"Quebranto"

“Quebranto”, a primeira exposição individual de Emanuel de Sousa na Região, segue agora em itinerância ao Porto Santo, terra natal do artista.

A exposição “Quebranto”,  resultou de uma residência artística decorrida entre outubro e novembro de 2021 no Museu de Arte Contemporânea da Madeira que teve o seu corolário com a mostra apresentada pela primeira vez na galeria do MUDAS.Museu entre dezembro de 2021 e 28 de fevereiro do corrente ano.

Sobre a exposição, refira-se que se apresenta como um exercício estético-desconstrutivo e de recolha gráfica da memória popular, organizado em torno das superstições de natureza mística, cuja deambulação se centra entre a tradição pagã e a religiosa. Uma reminiscência que atravessou a memória coletiva de geração em geração, manifestada tanto nas orações de cura, como em remédios populares (mezinhas) para todos os males, sejam eles do corpo ou do espírito. Neste projeto, Emanuel Sousa revisita um conjunto de lugares-comuns às gentes destas ilhas, lugares mantidos em segredo e apenas falados entre murmúrios.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.