Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

"Olhares, silêncios e imagens com palavras dentro: para Ana Margarida Falcão"

Coordenação de Ana Isabel Moniz, Isabel Santa Clara e Maria Teresa Nascimento. 06-02-2020 Turismo e Cultura
"Olhares, silêncios e imagens com palavras dentro: para Ana Margarida Falcão"

O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura realizou  a 5 de Fevereiro, no Colégio dos Jesuítas – Reitoria da Universidade da Madeira, a Apresentação Pública do livro Olhares, silêncios e imagens com palavras dentro: para Ana Margarida Falcão, obra do Programa Editorial 2019 da DRC.

 

Coordenado por Ana Isabel Moniz, Isabel Santa Clara e Maria Teresa Nascimento, o volume contém textos de amigos e colegas, contributos entre os quais se patenteia aquele que deve ter sido o último texto de João David Pinto Correia, entretanto também falecido em 2018, contributos que evocam episódios, momentos e amizades da vida de Ana Margarida Falcão, bem como livros e textos publicados durante a sua carreira de professora, de ensaísta e de escritora.

O Livro termina com um pequeno conjunto de fotografias e uma cronologia, apurada tanto quanto possível, a que foi dada o título de ‘Tempo Contado’, que vai desde o ano de nascimento, em 1949, a 2017 (falecera em 2016).

As coordenadoras do volume, no Preâmbulo, declaram que receberam “colaborações livres, como ela decerto gostaria, sem imposições de formas nem de sentidos, com a intenção de as reunir num livro que representasse uma homenagem.” E acrescentam que foi significativa a participação, gratificante a qualidade dos contributos e tocante a carga emotiva que transportam…

 

Ana Margarida Falcão:

- 2 de janeiro de 1949.  Professora, escritora, poeta, ensaísta, Licenciada em Línguas Modernas, doutorada no Ramo das Letras, especialidade Teoria da Literatura, foi professora em várias escolas secundárias (Bartolomeu Perestrelo, Gonçalves Zarco, Jaime Moniz…).

- Docente da UMa ( 24 anos)  Responsável por várias rubricas em programas culturais da RTP-Madeira).  Colaboradora da agenda cultural SRCT/DRC.

- Membro da AILC (Associação Internacional de Literatura Comparada) e da AIL (Associação Internacional de Lusitanistas)".

-  Fez parte da organização de vários congressos científicos internacionais.

- Diretora literária da revista Islenha

 - Colaboradora de programas literários na RTP-M, RTP-I e RDP-M.

- Publicou artigos científicos em revistas e publicações literárias, escreveu dois livros de ficção e participou em antologias de crónica, de conto e de poesia".

Falecimento a 10 de setembro 2016

- O livro tem um PVP (Preço de Venda ao Público) de15,00 € à venda na Loja Livros DRC Madeira, na Rua dos Ferreiros 165, e no Portal do Governo (https://loja.madeira.gov.pt/).