Pesquisar

ARTESANATO MADEIRENSE

"Valorize, compre o que é NOSSO” 17-09-2020 Turismo e Cultura
ARTESANATO MADEIRENSE

O Museu Etnográfico da Madeira tem aumentado o número de partilhas virtuais, que permitem manter o envolvimento com o seu público virtual, mas convida-vos, a TODOS, a visitarem o museu e conhecer o nosso património cultural, nomeadamente as várias peças de artesanato que fazem parte do seu acervo e estão expostas na nossa exposição permanente e, periodicamente, em diferentes exposições temporárias. Teremos muito gosto na Vossa visita!
E porque é um momento crítico para a nossa economia, decidiu criar esta rubrica ONLINE, “ARTESANATO MADEIRENSE – Valorize, compre o que é NOSSO”, procurando contribuir, desta forma, para a sua recuperação. Recorrendo ao nosso património cultural, procuramos manter viva a nossa Identidade e alimentar a esperança, através da criatividade.
Com a partilha de obras de artesanato, de produção regional, o museu pretende dar a conhecer os artesãos madeirenses e incentivar a população em geral, a comprar o que é NOSSO. Esta semana, divulgamos as gaiolas e armadilhas, em cana vieira, de Avelino da Silva de Abreu Namora.
A cana vieira, cana de roca ou cana-do-reino (“Arund Donax”), planta disseminada por todo o arquipélago, desenvolve-se tanto nos terrenos à beira mar, como na montanha. É facilmente reconhecível pelos tufos que formam os seus caules, longos e eretos, de uma cor verde clara, inconfundível. Esta matéria-prima era utilizada antigamente na produção de inúmeros artefactos, nomeadamente cestaria, brinquedos, instrumentos musicais e outros utensílios utilitários, como é o caso das tradicionais armadilhas para pássaros (alçapões ou gangorras) e gaiolas.
A produção destes artefactos possui uma longa tradição na nossa Região. Antigamente, depois de confecionadas pelos artífices, as gaiolas eram transportadas com pássaros, até às feiras e mercados, onde eram comercializadas. Com a evolução tecnológica perderam grande parte do seu valor utilitário, o que quase levou à extinção desta atividade artesanal.
Este artífice dá continuidade a esta atividade artesanal, confecionando e comercializando gaiolas e armadilhas, em cana vieira, na sua oficina, localizada no Sítio da Pedra Mole, freguesia do Campanário, concelho da Ribeira Brava. Presentemente estes artefactos são procurados, essencialmente, para fins decorativos.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.