Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

A Memória dos Natais

Projeto em parceria entre o MUDAS. Museu e Museu Quinta das Cruzes 14-12-2020 Turismo e Cultura
A Memória dos Natais

O Museu Quinta das Cruzes apresenta  a exposição “Memória dos Natais”, um trabalho conjunto entre os museus tutelados pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, concretamente o Museu Quinta das Cruzes e o MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira.

Trata-se de um projeto, coordenação e textos de Márcia de Sousa e de Teresa Pais e Rita Rodrigues. 

As obras expostas abrangem desde os séculos XV ao XIX, do Museu Quinta das Cruzes, à contemporaneidade da obra do século XX do MUDAS.

 

Numa sala de exposição do Museu Quinta das Cruzes é possível observar uma obra contemporânea de Daniel Vasconcelos Melim, intitulada «(Lapinha) nascer e morrer todos os dias», que integrou a exposição individual do artista na Galeria MUDAS. Museu, em 2016, «Chão de orações».

Executada em tinta-da-china, tinta acrílica e aguarela sobre papel (100 x 150 cm), alude esta obra a memórias, vivências e reflexões sobre a Madeira, ou à ilha geográfica e cultural.

Por outro lado, o Museu Quinta das Cruzes apresenta um retábulo, estrutura em tríptico, com três cenas: «Esponsais da Virgem», «Natividade» e «Adoração dos Reis Magos», obra executada em madeira de carvalho, datada do final da primeira metade do século XV e atribuída ao mestre / oficina do retábulo de Rieden (perto de Sahwäbisch Hall, Alemanha), que ao seu tempo de conceção e execução introduziu elementos e cenografias inovadores.


Anexos

Descritores