Esta ação inspetiva enquadra-se nas atividades de acompanhamento, definidas e previstas no plano de atividades da IRE, com a finalidade de observar e analisar o planeamento, implementação e avaliação das aprendizagens das crianças e dos alunos e a adoção e avaliação das medidas de melhoria dos resultados das aprendizagens diagnosticadas, planeadas e implementadas pela Escola e integra a estratégia da IRE de “desenvolver ações que promovam a qualidade dos estabelecimentos de educação e ensino, numa perspetiva de promoção do sucesso escolar dos alunos, de alteração de cultura de retenção, de promoção do espírito crítico e da assunção do compromisso ético de transformação da realidade socioeducativa” e tem como objetivos gerais:
- contribuir para a melhoria das práticas docentes;
- conhecer como a escola planeia, implementa e avalia as aprendizagens das crianças e dos seus alunos e adota e avalia medidas de melhoria dos resultados das aprendizagens;
- acompanhar o desenvolvimento do currículo e os efeitos de medidas específicas aplicadas às crianças e aos alunos;
- induzir à adoção de dispositivos para a monitorização e autoavaliação da execução do currículo e dos resultados das medidas de melhoria implementadas, centrados na melhoria dos resultados das aprendizagens.