A Inspeção Regional de Educação, através do seu diretor, participou ontem, pela primeira vez, numa reunião da SICI como membro de pleno direito.
O mote da reunião centrou-se na situação vivida, lato senso, por cada país/região face à pandemia e, stricto senso, no serviço de inspeção, tendo sido abordados os novos métodos usados no trabalho com as escolas, designadamente com recurso às plataformas informáticas e a continuação do seu uso futuramente. Com o objectivo de promover e apoiar a parceria e a cooperação entre os serviços de inspecção discutiu-se, também, a realização de workshops que possam diferenciar as actividades nos grupos regionais com a finalidade de satisfazer o desiderato dos diferentes membros.
Breve síntese do que se passa noutras geografias:
País Basco: - Hoje em dia, a situação no País Basco melhorou. - Todas as escolas estão abertas neste momento e quase todos os estudantes estão presentes na escola. - Os inspetores trabalham todos os dias nos seus gabinetes, no serviço. - A digitalização tornou-se muito importante: todos os estudantes do ensino obrigatório têm um computador e podem levá-lo para casa. - Devido às restrições sociais, ainda não é possível aos estudantes trabalhar em grupo. Após a pandemia, eles voltarão ao trabalho colaborativo. Nas escolas primárias, por exemplo, os estudantes mais velhos ensinam e cuidam dos estudantes mais novos. - As crianças que têm necessidades especiais podem acompanhar as aulas em casa.
PORTUGAL - Açores: - A situação nas nove ilhas tem sido muito diferente: do encerramento detodas as escolas para a abertura de uma/duas. - Neste momento, a maioria das escolas está aberta. - O trabalho dos inspectores mudou devido à redução das visitas às escolas. - No futuro, ainda haverá visitas a escolas, mas também haverá formas híbridas de trabalhar.
BÉLGICA - Comunidade Holandesa - Durante as diferentes fases da pandemia, houve abordagens diferentes do trabalho inspetivo. No início, foram organizadas pequenas visitas às escolas, mas, de momento, o trabalho está a ser desenvolvido com recurso a plataformas digitais. - Foi desenvolvida uma aplicação para telemóvel para falar com estudantes e pais. - As ferramentas digitais serão utilizadas com maior frequência no futuro.
BÉLGICA - Comunidade Francófona - Várias tarefas foram suspensas por decisão do governo a fim de não colocar mais pressão sobre as escolas que foram duramente atingidas pela crise. - As tarefas que foram mantidas tiveram em conta as medidas sanitárias, outras foram realizadas remotamente ou sob a forma de questionários que foram enviados às escolas. - A utilização de videoconferência para reuniões entre colegas e serviços e para o transporte de determinadas tarefas passarão também a ser utilizadas após a pandemia. - Algumas reuniões presenciais passarão, eventualmente, a ser organizadas de forma mais sistemática com recurso a plataformas online (poupança tempo, economia de custos, efeito benéfico sobre o ambiente, etc.).