Tendo como agenda a discussão sobre a seguinte temática específica:
“A pandemia COVID-19 afetou todos nós. As escolas foram fechadas, os exames foram cancelados e os cidadãos foram colocados em quarentena. A situação obrigou a uma mudança para a aprendizagem à distância e digital. As inspeções e os órgãos de avaliação mudaram as suas formas de trabalhar e o objetivo das inspeções. Em muitos casos, as adaptações das formas de trabalho foram rápidas e muitas inspeções ou organismos de avaliação tiveram de repensar o porquê e o como das inspeções de educação.”
Do programa é de salientar o painel constituído por Tommy Lagergren, do comité executivo da SICI, Daniel Muijs do Ofsted – Reino Unido e Wilma Brings da Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha.
Na discussão em grupos separados, que se centrou na seguinte questão: “Como é que as prioridades das inspeções mudaram durante a pandemia e como precisarão de ser alteradas após a era COVID 19?” o diretor da IRE deu a conhecer a realidade da Região durante o período de confinamento e pós período de confinamento.