Numa sociedade de consumo cada vez mais tecnológica, fortemente influenciada por uma publicidade intensa e perspicaz, a falta de informação e de acessibilidades pode conduzir a que consumidores especialmente vulneráveis, sejam colocados numa situação de exclusão, tornando-se o alvo preferencial de fraudes e de práticas comerciais desleais.
Importa, por isso, reforçar a proteção dos consumidores, garantindo-lhes iguais condições de informação e de acesso a produtos e serviços, por um lado, e combater práticas de mercado desleais, por outro, fomentando maior respeito pelos seus direitos, assim como, pelos interesses legítimos de empresas concorrentes, que pautam a sua conduta por princípios de lealdade, boa-fé, verdade e lisura profissional.
A Revista Digital “Consuma com Maturidade, Exija Lealdade!”, lançada no âmbito do “Ciclo de Encontros CoMsumo - A Proteção do Consumidor Vulnerável, Atuais Desafios” pretende ser um veículo de sensibilização da comunidade, em geral, e dos consumidores especialmente vulneráveis, em particular, para a importância da informação e da literacia na defesa dos seus direitos e na prevenção de conflitos de consumo. É particularmente dirigida a todos os organismos e instituições de economia social, pela proximidade e pelo posicionamento privilegiado no apoio às famílias com maiores vulnerabilidades sociais e económicas.
Aceda aqui