Responderam aos questionários 1.581 docentes em exercício de funções no ano letivo 2020/2021 de 89 (61%) escolas da RAM, escolas públicas e privadas da RAM.
Identificaram-se as perceções dos docentes sobre os impactes da Educação para a Cidadania (EC) no ambiente educativo e nas aprendizagens dos alunos, sobre as adequações da EC aos desenhos curriculares e as condições de implementação desta área de ensino formação, no âmbito das suas disciplinas específicas. Identificaram-se também as frequências de certas práticas pedagógicas dos docentes no âmbito da EC.
Os resultados no seu conjunto refletem a representação global de como a Educação para a Cidadania está a ser entendida e vivida pelos docentes, incluindo as perceções das práticas, os seus impactes no ambiente escolar e nas aprendizagens dos alunos, adequações curriculares relativas a normativos e programas, condições de execução, incluindo os incentivos e orientações. Os resultados dão ainda conta da formação específica no âmbito da Educação para a Cidadania, inicial e contínua, de que beneficiaram.