A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação - Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA) – no âmbito da celebração do Dia Mundial do Teatro, desafiou as escolas da Região a criarem diversas interpretações dramáticas com recurso a sketch’s, declamações, teatro de fantoches, marionetas, sombras chinesas, entre outras.
Considerando os constrangimentos decorrentes da pandemia COVID-19, a organização decidiu continuar com esta iniciativa em formato digital, à semelhança do que já tinha sucedido no ano anterior, onde os meios digitais foram a solução encontrada para a comemoração desta iniciativa em segurança. Os trabalhos realizados nas escolas, na modalidade artística de Expressão Dramática/Teatro, serão divulgados nas plataformas do Youtube e Facebook da DSEA e da DRE, entre o dia 21 e 27 de março, nos seguintes horários: 07h00, 10h00 e 13h00.
Foram 19 as escolas da região que aderiram a esta iniciativa, participando com cerca de 229 alunos, contemplando o universo de alunos desde pré-escolar até ao ensino secundário. A idealização de cada trabalho coube aos 19 professores responsáveis que nos irão presentear com diferentes temáticas e formas de representação. As gravações vídeo e áudio serão realizadas pelo Núcleo de Multimédia da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia ou, em alguns trabalhos, pelos próprios docentes.
Além dos 19 vídeos dos trabalhos realizados pelos alunos, serão partilhados 3 testemunhos de profissionais ligados ao Teatro, com carreiras reconhecidas. Este desafio que lhes foi colocado teve como objetivo ouvir as suas opiniões sobre o teatro na educação e sobre o teatro como arte.
O Dia Mundial do Teatro é celebrado a 27 de março e foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. O teatro é uma forma de arte que atravessou os tempos desde o homem primitivo. É uma arte que é vivida e transmitida de forma intensa e profunda. É um espelho que o ser humano criou para autodescrever-se e trespassar as suas vivências aos seus descendentes através de uma forma didática, aumentando os níveis de criatividade e comunicação. Através da expressão dramática, há uma aquisição de capacidades e competências, desde a primeira infância, que irá contribuir para o desenvolvimento do indivíduo de forma progressiva e integrada.
Lista de escolas participantes, escolaridade dos alunos e título das peças trabalhadas
Colégio Infante D. Henrique
1.º CEB 4.º ano
O teatro é…
Colégio de Santa Teresinha
Pré-escolar
Canção da Mentira
EB1/PE/C de Santa Cruz
1.º CEB 4.º ano
Serafim e Malacueco
EB1/PE/C de Santa Cruz
1.º CEB 3.º ano, turma: A
O dia em que os lápis desistiram
EB1/PE/C da Nazaré
1.º CEB 1.º ano
O rei e a lua
EB1/PE/C da Ribeira Brava
1.º CEB 4.º ano
História do capuchinho vermelho
EBS Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas
2.º CEB 5.º ano
Oceanos de Plástico
EBS Padre Manuel Álvares
2.º/3.º CEB e Ensino Sec. - 5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 10.º anos
Um amor Impossível
Externato Princesa Dona Maria Amélia
1.º CEB 4.º ano
A Máscara
EB1/PE/C Professor Eleutério de Aguiar
Pré-escolar
A Carochinha e o João Ratão
EB1/PE/C Professor Eleutério de Aguiar
1.º CEB 1.º e 2.º anos
POEMA em LGP
EBS Gonçalves Zarco
2.º CEB - 6.ºano
Lenda de São Martinho
EB1/PE Ribeiro de Alforra
1.º CEB - 1.º ano
A Carochinha sabe reciclar
EB1/PE do Covão e Vargem
1.º CEB - 4.º ano
História do Papagaio
EB1/PE Maria Leonete dos Reis - Campanário
1.º CEB - 4.º ANO
E se fosse contigo? Bullying
EBS da Ponta de Sol
3.º CEB –5.º, 6.º, 7.º, 8.º,9.º anos
Crescer com amor e todos os Direitos
EB23 Caniço
2.º e 3.º CEB - 5.º, 6.º e 7.º anos
Memórias na infância
EB1/PE da Achada
1.º CEB - 4.º ano
Os Pescadores de Nuvens
EB1/PE dos Ilhéus
1.º CEB - 3.º ano
Lenda da noite de São Silvestre