Acreditamos que a literatura infantil é um importante meio de reflexão e transmissão de temas e valores universais tais como os veiculados pelo documento orientador Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Desta forma, esta ação de formação pretende, através da leitura da coleção O Sapo, de Max Veltuijs, promover um espaço de reflexão e ação que valorize o pensamento crítico, a autonomia e a cidadania, dando à criança o estatuto de sujeito e agente no processo educativo.
Reconhecemos que Max Veltuijs é um dos mais importantes autores de literatura infantil e pretendemos, com a leitura e dinamização dos títulos que fazem parte da coleção O Sapo, promover um laboratório de experimentação para elaboração dos afetos que facilite aos educadores de infância uma reflexão sobre o seu papel como mediadores de leitura.
Desta forma, esta ação de formação pretende, através da leitura literária, promover o conhecimento de livros infantis que falem de temáticas do desenvolvimento, reconhecendo que:
"É pela via da afetividade que os livros encontram os seus leitores e que os leitores se encontram nos livros. Seja pela emoção estética, seja pela identificação projetiva, seja pela capacidade de entrar num mundo paralelo onde, como diria Ruy Belo, “tudo é possível”" (Mendes, 2013, p. 37).