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Estudo EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA-Vista pelo docente (Projeto ECRAM) - follow up
O relatório apresenta análises descritivas e inferenciais dos dados recolhidos nas Escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM), obtidos no âmbito do projeto ECRAM
Despacho n.º 240/2018, de 24 de julho
Estabelece a atribuição de um crédito global de tempos letivos semanais, por cada ano escolar, para a constituição das estruturas de gestão intermédia, de articulação curricular e de coordenação pedagógica, para a adoção e desenvolvimento de estratégias capazes de dar respostas diferenciadas a todos os alunos, com vista ao seu sucesso educativo, para o desenvolvimento da educação para a cidadania, da formação pessoal e social dos alunos e para a aplicação de medidas de complemento e enriquecim
Educação para a Cidadania vista pelo Docente (ECRAM)
Relatório ECRAM
Projeto de Educação para a Cidadania na RAM (ECRAM)
O Observatório de Educação da Região Autónoma da Madeira (OERAM), unidade orgânica da Direção Regional de Inovação e Gestão (DRIG), conduz, atualmente, o estudo sobre a “Educação para a Cidadania na RAM, vista pelo docente” (Projeto ECRAM), em parceria com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-UL) e a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC/ME), sobre as representações sociais dos docentes na área da Educação para a Cidadania.
Oficio Circular nº 12
9º Congresso dos Professores da Madeira "Educação e Cidadania em Tempo de Globalização" - Dias 18 e 19 de Abril
«Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos em Contexto Escolar»
Curso de Formação destinado a docentes que sejam delegados ou aplicadores do Projeto Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos.
Formação Pessoal e Social
A «Estratégia Regional de Educação para a Cidadania» pode desenvolver-se através de uma área de formação pessoal e social, enquanto disciplina de oferta complementar.
Operacionalização e Avaliação
Artigo 15.º do Decreto Lei n.º 55/2028 de 6 de julho, adaptado pelo Decreto Legislativo regional n.º 11/2020, de 29 de julho.
Estratégias/ Metodologias da componente do currículo
Adaptação à RAM do documento - Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
Programa de Literacia Financeira e Educação para o Consumo
Os cadernos de Educação Financeira destinam-se a apoiar alunos e professores na abordagem a temas do Referencial de Educação Financeira (REF) e podem, enquanto material de apoio à Educação Financeira, serem trabalhados nos diversos contextos curriculares de aprendizagem: no seio das disciplinas; em Cidadania e Desenvolvimento; em ofertas complementares ou no apoio ao desenvolvimento de projetos. Os cadernos de Educação Financeira destinam-se a apoiar alunos e professores na abordagem a temas
Parlamento Jovem Regional
Iniciativa promovida pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.
Plano Regional de Educação Rodoviária (PRER)
Iniciativa direcionada a crianças e jovens do pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário.
Estratégia Regional de Educação para a Cidadania
Informações gerais sobre a Estratégia Regional de Educação para a Cidadania
Domínios - Primeiro Grupo
Obrigatório para todos os níveis e ciclos de escolaridade.
Ofício Circular N.º 114 de 10 de julho de 2023
Projetos de Formação Pessoal e Social e de Enriquecimento e Complemento Curricular.
Domínios - Segundo Grupo
Aplicável em pelo menos em dois ciclos do ensino básico e opcionais no ensino secundário
Domínios - Terceiro Grupo
Com aplicação opcional em qualquer ano de escolaridade dos ensinos básico e secundário.
Projeto “Todas e todos… fazemos tudo!”
O Projeto "Todas e todos… fazemos tudo!” é promovido pela DRE em parceria com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e dirige-se às crianças da educação pré-escolar e aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico de todas as escolas do ensino público e privado da RAM.
WORKSHOP | “GO YOUTH — Jovens ativos pelo desenvolvimento”
19 de novembro das 15h às 19h | Universidade da Madeira
Jovens dos Concelhos de Câmara de Lobos e do Funchal receberam o Prémio Infante D. Henrique
25 jovens de Câmara de Lobos e 42 do Funchal foram distinguidos com o Prémio Infante D. Henrique, nas categorias Bronze, Prata e Ouro. O Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, participou nesta iniciativa.
“Democracia Aqui Democracia Agora”
Sessões de sensibilização política e valorização da participação cívica.
OPRAM | Orçamento Participativo Regional
Até 25 de setembro, participa na votação das propostas para a área da juventude!
"A Educação Rodoviária em Contexto Escolar"
Oficina de formação destinada a Pessoal Docente de todos os grupos de recrutamento, para a qual estão abertas as inscrições.
Projeto "Todas e Todos… fazemos tudo!"
Cada estabelecimento de ensino do 1.º ciclo com pré-escolar, inscrito no projeto, abordará a temática da igualdade de género, desenvolvendo uma série de reflexões, atividades e trabalhos, ao longo do ano letivo, com os grupos e as turmas participantes.
| Projeto "Todas e Todos… fazemos tudo!"
Cada estabelecimento de ensino do 1.º ciclo com pré-escolar, inscrito no projeto, abordará a temática da igualdade de género, desenvolvendo uma série de reflexões, atividades e trabalhos, ao longo do ano letivo, com os grupos e as turmas participantes.
Programa de Literacia Financeira e Educação para o Consumo
Os cadernos de Educação Financeira destinam-se a apoiar alunos e professores na abordagem a temas do Referencial de Educação Financeira (REF) e podem, enquanto material de apoio à Educação Financeira, serem trabalhados nos diversos contextos curriculares de aprendizagem: no seio das disciplinas; em Cidadania e Desenvolvimento; em ofertas complementares ou no apoio ao desenvolvimento de projetos.
Educação para a sexualidade e afetos e Guiões de Educação, Género e Cidadania
As questões dos Afetos e da Educação para a Sexualidade e da Igualdade de Género, de acordo com o novo contexto curricular, constituem-se domínios passíveis de ser desenvolvidos nos diversos níveis e ciclos de escolaridade, de acordo com a Estratégia de Cidadania de cada escola.
Estudo EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA - Vista pelo docente (Projeto ECRAM) - follow up
O relatório apresenta análises descritivas e inferenciais dos dados recolhidos nas Escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM), obtidos no âmbito do projeto ECRAM.
Dia 30 de janeiro exerce o teu direito de voto
Eleições legislativas
Concurso Nacional "Eu digo não ao sexismo!"
Iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em parceria com a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM), publicitado nos sites da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Géneros.
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